|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente | ||
DANÇAS CIRCULARES: EDUCANDO PARA A PAZ. | ||
luiz Alberto Lorenzeto 1 (lorenzet@rc.unesp.br), Janaína Demarchi Terra 2, Nara Vieira da Silva 3, Adriana Fiorito Lorenzetto 4 e Luiz Guilherme Fiorito Lorenzetto 5 | ||
(1. Depto. de Educação Física, Rio Claro/SP, Universidade Estadual Paulista - UNESP.; 2. Instituto de Biociências, Rio Claro/SP, Universidade Estadual Paulista - UNESP.; 3. Espaço Corporal Nara Vieira, São Carlos/SP, ECNV.; 4. Escola da Vila, São Paulo/SP, EVSP.; 5. Serviço Social da Indústria SÃo Paulo, Santa Bárbara do Oeste/SP - SESI.) | ||
INTRODUÇÃO:
Há muito tempo focalizadores das danças circulares e das práticas corporais alternativas, holísticas e convergentes, vêm tentando irmanar pessoas, grupos e nações, conclamando populações inteiras, para principalmente em festividades especiais, darem-se as mãos, e, frente a um único ponto, determinado como o CENTRO, democratizar oportunidades para os participantes, simbolicamente, alcançarem objetivos comuns. Alimentados pelo movimento rítmico, pelo canto e pelo toque, as pessoas podem buscar seus eixos, suas raízes, seus apoios, seus equilíbrios, organizando-se, desorganizando-se e reorganizando-se num processo contínuo. Este trabalho teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de perceber a dimensão afetiva e o poder criador de harmonia, saúde e paz, constantes de uma dança circular, com as variantes da suavidade/firmeza, doçura/vigor, regidas por valores como acolhimento, cooperação, inclusão, alegria e serenidade. Numa sociedade competitiva e violenta como a nossa, resgatar os valores pacificadores alcançam a maior relevância. |
||
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da presente Pesquisa-Ação, de natureza qualitativa e descritiva, foram entrevistadas 20 pessoas que participam regularmente de grupos de danças circulares, uma vez por semana, em recintos abertos e fechados, nas cidades de Rio Claro/SP e São Carlos/SP. Diante da pergunta: "o que as danças circulares representam para você?", foram coletadas respostas as mais variadas, seguindo os princípios da fenomenologia, passando-se das Unidades de Significado para as Unidades de Transformação e agrupadas segundo as categorias mais significativas. |
||
RESULTADOS:
Os participantes, de uma forma geral, talvez até por serem constituídos por pessoas simples e de bem com a vida, encaram as danças circulares como uma atividade insubstituível, capaz de encarnar a paz no coração dos Homens, resgatando continuamente o "amai o próximo como a ti mesmo". Paralelamente ao sentimento de paz, os participantes sentem-se envolvidos por uma atmosfera de pertencimento e aceitação, co-educação, cidadania, diversidade, alegria duradoura, solidariedade, troca e doação, saúde e bem-estar e de um "voltar a ser criança", que efetivamente dá mais vida aos anos. |
||
CONCLUSÕES:
Tomando-se por base o título da pesquisa "danças circulares: educando para a paz", e o objetivo geral da mesma "proporcionar aos participantes a oportunidade de perceber a dimensão afetiva e o poder criador de harmonia, saúde e paz, constantes de uma dança circular", os resultados demonstram que o mesmo foi atingido plenamente, pois as respostas incidiram em valores altamente positivos, que se praticados por todos, certamente conduzirão a um viver e conviver humanizado (mais sensível) e hominizado (mais maduro). |
||
Palavras-chave: Educação Física Holística; Danças Circulares; Valores Humanos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |