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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
O JULGAMENTO DO COLESTEROL: UMA PROPOSTA AUTÔNOMA E SIGNIFICATIVA DE AVALIAÇÃO | ||
Hélio Paulo Pereira Filho 1 (hpereira@ufv.br) e Moisés Nascimento Soares 1 | ||
(1. Colégio de Aplicação/Coluni, Universidade Federal de Viçosa - UFV) | ||
INTRODUÇÃO:
A proposta de uma avaliação a partir da construção do Julgamento do Colesterol surgiu da necessidade de realizar uma avaliação qualitativa no ensino de Biologia. Tal proposta permitiu maior liberdade aos educandos de interagir com o conteúdo trabalhado, construir argumentos e metodologias e desenvolver o interesse pela pesquisa bibliográfica. O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma metodologia de avaliação qualitativa, processual para o ensino de Biologia. |
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METODOLOGIA:
A construção do julgamento do colesterol foi realizada com os alunos da Segunda Série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação – Coluni/UFV, no segundo semestre de 2004. A atividade foi construída em três etapas. Na primeira etapa fizemos a pesquisa bibliográfica, leituras, debates e construção dos argumentos. O conteúdo trabalhado foi: Bioquímica, Fisiologia, Nutrição, enfim, toda a biologia do colesterol. Nesse primeiro momento os educandos tiveram contato com estudantes da graduação em diversos cursos, como: Ciências Biológicas, Nutrição e Bioquímica. Na segunda etapa, os educandos já com embasamento teórico, construíram uma história em que o colesterol é acusado do assassinato de uma determinada vítima. Com o auxílio de estudantes do curso de Direito eles montaram um processo penal e o julgamento do colesterol. A terceira etapa foi a apresentação do tribunal do júri como no direito brasileiro. O colesterol é julgado podendo ser condenado ou inocentado dependendo dos depoimentos das testemunhas e do debate entre a promotoria e a defensoria. Um grupo dos educandos fez o trabalho de imprensa, com a cobertura jornalística do julgamento. |
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RESULTADOS:
Os educandos foram avaliados pela construção da atividade, pela interação com o conteúdo e pela pesquisa. A avaliação levou em conta outras habilidades como sugerem os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNs), como criatividade, participação e espírito de grupo, liderança e organização. Os resultados em termos de rendimento e participação foram avaliados através de relatórios e depoimentos oral onde os educandos puderam expor todas as suas impressões do trabalho. É importante ressaltar a significativa interação dos educandos com os estudantes de graduação, o que possibilitou uma rica troca de experiências. Outro destaque foi a intensa produção de textos (resenhas, mapas conceituais e texto jornalístico) e documentos fotográficos e de vídeo (VHS e DVD). |
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CONCLUSÕES:
A proposta de avaliação qualitativa atingiu seus objetivos, dando mais autonomia aos educandos de interagir com o conhecimento, criar e tomar decisões. Como avaliação da atividade houve a superação das expectativas. É importante destacar que a maioria absoluta dos educandos reconheceu que tiveram muito mais trabalho nesse tipo de avaliação, mas que também aprenderam mais e puderam ser avaliados em habilidades que normalmente não são. A assimilação dos conteúdos estudados e a pesquisa bibliográfica também excederam o que se esperava se comparado com o desempenho dos educandos em uma avaliação quantitativa. Nosso trabalho mostrou a viabilidade de uma avaliação qualitativa para o ensino de biologia e a grande correspondência entre os esforços e criatividade dos educandos e os resultados obtidos. |
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Palavras-chave: Ensino de Biologia; Avaliação; Avaliação Qualitativa. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |