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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÌNGUA INGLESA MEDIADA POR COMPUTADOR: ANÁLISE DE HABILIDADES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E SITES EDUCACIONAIS.
Marílio Salgado Nogueira 1 (marsalnog@gmail.com) e Antônia Dilamar Araújo 2
(1. Curso de Letras-Estrangeira, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
O advento do computador, inserido no contexto das novas tecnologias, tem propiciado uma nova forma de letramento, principalmente com o surgimento da Internet, que disponibilizou algumas ferramentas, como chat (bate-papo), fórum, conferência e sites. No caso dos sites educacionais, objeto de estudo da nossa pesquisa, vem se tornando cada vez mais acessíveis aos professores e aos alunos, tornando mais um instrumento de ensino-aprendizagem e estimulando a leitura, a compreensão e produção de textos no computador (Dahl e Farnan, 1996; Koch, 2002; Marcuschi, 2001; Menezes, 2001). Tendo em vista que há poucas pesquisas sobre o hipertexto, um gênero emergente pouco estudado e, em especial, sites educacionais destinados ao ensino da língua inglesa, e como as universidades e escolas brasileiras não têm se beneficiado ainda dos recursos que a Internet oferece para facilitar e complementar o ensino em sala de aula, observou-se a necessidade de se refletir sobre a aprendizagem da língua inglesa mediada pelo computador e verificar até que ponto as habilidades e estratégias de leitura utilizadas para compreender o texto eletrônico são similares aos de textos impressos (Coiro, 2004; Hammerich e Harrison, 2002).
METODOLOGIA:
A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, foi realizada em uma escola particular de ensino fundamental e médio de Fortaleza que ministra língua inglesa tanto na sala de aula quanto no laboratório de multimídia, como espaço de aprendizagem para os alunos praticarem a língua como complemento do ensino presencial. A pesquisa foi realizada em três etapas. Na primeira etapa, elaborou-se e aplicou-se um questionário, de 29 questões distribuídas em blocos por temas e organizadas em cinco partes, com 7 (sete) professores do ensino fundamental e 100 (cem) alunos da 6ª e 8ª séries, com o intuito de averiguar o perfil desses usuários. Na segunda etapa, elaborou-se um inventário com 32 (trinta e duas) sentenças, que descreviam as estratégias de leitura no meio virtual, sendo aplicado, por amostragem, em 46 (quarenta e seis) alunos da 8ª série do ensino fundamental em uma aula que utilizava o computador como instrumento de ensino-aprendizagem. Na terceira etapa da pesquisa, realizou-se um levantamento de uma lista de endereços de 31 sites instrucionais de língua inglesa, indicados por professores da escola em foco e, extraídas das leituras bibliográficas, que após uma avaliação geral, foi reduzida para 18 sites. Tais sites foram analisados através de uma checklist composta de vários aspectos agrupados em 5 (cinco) áreas, com o objetivo de sugerir aos professores quais deles são mais adequados e interessantes para complementar o ensino em sala de aula.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos na primeira etapa apontaram para o perfil dos usuários (professores e alunos) deste contexto educacional, que afirmaram ter familiaridade com o computador, considerando-o importante tanto na vida pessoal quanto profissional e cujas finalidades para seu uso são a diversão, a atualização e a comunicação. No entanto, ficou evidenciado tanto pelos professores quanto pelos alunos que o uso do computador na sala de aula aumentou o grau de motivação e interesse dos alunos pelo aprendizado da língua inglesa. Quantos aos hábitos de leitura, professores e alunos afirmaram preferir ler textos longos em papel impresso que na tela do computador. Na segunda etapa, o inventário de estratégias de leitura revelou que as estratégias cognitivas e metacognitivas são as mais utilizadas pelos alunos, acrescidas das estratégias de suporte, como a consulta ao dicionário e tomar notas enquanto lê, confirmando estudos de que não há diferenças significativas entre a forma de ler no texto impresso e na tela do computador. Quanto à análise dos sites instrucionais, eles foram classificados em dois grupos: os que são puramente instrucionais (na sua maioria, atividades similares ao livro didático impresso) e os que possuem características de portais (web ring), com dupla finalidade, comercial e educacional.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos na análise dos dados, embora limitados na sua extensão, confirmam resultados de outros estudos já realizados (Wielewicki, 2003) e indicam que os objetivos da pesquisa foram alcançados. Através desta pesquisa, pode-se comprovar que há um aumento de interesse e incentivo do aluno na aprendizagem da língua inglesa na referida escola, como, também, oferece ao professor mais uma ferramenta a ser utilizada durante suas aulas.Também, pode-se afirmar que o uso do computador na sala de aula de LE introduziu uma nova forma de leitura de textos - o hipertexto - com suas características de hipermodalidade e interatividade, revelando assim que os alunos têm consciência de que o processo de entender o texto não é linear e envolve o uso de estratégias, que na sua maioria são estratégias similares às do texto impresso em língua inglesa. No entanto, é necessária ainda uma reflexão quanto ao uso do computador no ensino de línguas para conscientizar os professores da forma como vem trabalhando essa tecnologia na sala de aula e como esta poderia beneficiar os alunos, através da escolha de atividades on-line adequadas, da obtenção de uma proficiência mais rápida na língua inglesa e de como torná-los sujeitos motivados, autônomos e responsáveis pelo próprio aprendizado. Também é necessário para os profissionais que constroem tais sites, adquiram um conhecimento lingüístico para melhor elaboração dos sites, facilitando a leitura e a compreensão na navegabilidade.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq, FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  letramento digital; hipertexto; estratégias de leitura.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005