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F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 9. Métodos Quantitativos em Economia
ANALISE DO COMPORTAMENTO SAZONAL DOS PREÇOS E VOLUMES DO MARACUJÁ E ABACAXI COMERCIALIZADOS NA CEASA/CE
Benedita Marta Gomes Costa 1 (martacosta@uvanet.br), Elzilene Gomes Costa 2 e Livio de Sousa Ponte 3
(1. Centro de Ciências Sociais Aplicadas/Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA; 2. Centro de Ciências Humanas/Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA; 3. Centro de Ciências Humanas/Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA)
INTRODUÇÃO:
O Ceará tem na fruticultura um importante segmento da sua economia. As exportações cearenses de frutas frescas têm crescido continuamente, tanto no valor exportado como na participação sobre o total. Os resultados recentes da fruticultura no Ceará têm influenciado alguns números da economia do Estado, pois de acordo com informações da SEAGRI (2003), a área plantada aumentou de 18 mil em 1999 para quase 26,6 mil hectares em 2003; a produção de frutas aumentou de 345 mil toneladas em 1999 para mais de 557 mil toneladas em 2003, crescimento em torno de quase 61%; o valor bruto da produção de frutas subiu de R$ 77 milhões em 1999 para R$ 167 milhões; a evolução dos empregos diretos gerados na fruticultura de 9,9 mil em 1999 para 17,3 mil em 2003 Diante desses dados, faz-se necessário um estudo sobre o comportamento dos preços e volumes das frutas comercializadas no Estado do Ceará, haja vista entendermos que tanto produtores como consumidores podem se beneficiar a partir do conhecimento do comportamento mais sistemático que seus produtos de interessem revelam. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar os períodos sazonais do Maracujá e do abacaxi comercializados no estado do Ceará. A escolha das frutas em estudo levou em conta as priorizadas pelos consumidores (maracujá) e se encontrar na pauta de exportações (abacaxi).
METODOLOGIA:
Para atender esse objetivo utilizou-se, neste estudo, séries temporais relativas ao volume e preço das frutas maracujá e do abacaxi comercializados pela CEASA/CE (Central de Abastecimento S/A) no período de 1995 a 2003. Os dados foram coletados através do Sistema de Informação Gerencial Agrícola -SIGA da Secretaria da Agricultura e Pecuária - SEAGRI/CE. Para determinar e analisar o comportamento dos preços e volumes das frutas em estudo adotou-se o seguinte procedimento: empregou-se o IGP-DI Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna da Fundação Getúlio Vargas, tendo como base o mês de março de 2004, para deflacionar os preços médios mensais coletados no SIGA/CE; utilizou-se o método "porcentagem média" descrito por Fonseca, Martins & Toledo (1995) para o cálculo do índice sazonal dos preços e volumes das frutas em análise; para deflacionar os preços médios mensais das frutas em estudo e calcular os índices sazonais utilizou-se a planilha Excel.
RESULTADOS:
MARACUJÁ: Os preços do maracujá apresentam dois períodos distintos ao longo do ano. O período de abril a agosto, em que os preços são mais altos. Já o período de setembro a março apresenta preços mais baixos, visto que os índices sazonais situam-se sempre abaixo da média. A variação dos preços em torno do índice médio apresenta-se irregular. O volume comercializado também apresenta dois período distintos: o primeiro nos meses de março a agosto, em que os volumes comercializados situam-se sempre acima da média, destacando-se o mês de dezembro com o maior volume comercializado; o segundo abrange os meses de setembro a fevereiro, destacando-se o mês de novembro com o menor volume comercializado. A variação dos volumes em torno dos índices médios também se apresenta irregular e mais ampla do que em relação aos preços. ABACAXI: Os preços mais altos do abacaxi são verificados no período de janeiro a junho, destacando-se os meses de fevereiro e março, quando o índice sazonal fica aproximadamente 18% acima da média. Os preços mais baixos comercializados são verificados no período de agosto a dezembro. Os volumes do abacaxi apresentam os períodos de julho a janeiro com os índices sazonais acima da média, indicando que nesse período a oferta do produto é maior em relação aos outros meses. A variação dos volumes em torno do índice médio apresenta-se regular ao longo do ano, ponto que vai ao encontro dos preços comercializados que apresentam o mesmo comportamento.
CONCLUSÕES:
Após análise dos dados pode-se observar que o período de maior preço do maracujá coincide com o de maior volume comercializado na CEASA-CE, indicando que não existe relação entre safra e entressafra. Ponto que diferencia do abacaxi que mantém os maiores preços nos primeiros cinco meses do ano, período que dispõe de menor volume comercializado. A variação dos índices sazonais também difere nas duas frutas em análise. A variação dos volumes do maracujá em torno dos índices médios se apresenta irregular e mais ampla do que em relação aos preços. Quanto ao abacaxi observa-se que a variação dos volumes em torno do índice médio apresenta-se regular ao longo do ano, ponto que vai ao encontro dos preços comercializados que apresentam o mesmo comportamento. Para finalizar gostaríamos de ressaltar que os resultados deste trabalho visam a fornecer indicações aos produtores de maracujá e abacaxi, sobre as épocas de melhores preços de venda, permitindo um planejamento racional da produção e comercialização do produto. Essas informações também podem ser úteis à indústria de processamento para planejar melhor as suas compras e ao governo para adotar políticas de abastecimento que regulem o suprimento e estabilizem os preços.
Instituição de fomento: FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  SAZONALIDADE; VOLUMES; PREÇOS.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005