|
||
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística | ||
AS LEITURAS DE LETRAS NA BIBLIOTECA | ||
GLADCYA DA SILVA FÉLIX 1 (gladcya@yahoo.com.br) e Josineuda Lúcia de Vasconcelos Silva Short 1 | ||
(1. Depto. de Letras, Universidade Estadual do Ceará - UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa Leitura: eis a questão, que tem como objetivo principal investigar a habilidade leitora dos alunos do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará. Esta investigação foi realizada durante o mês de fevereiro de 2005 na biblioteca do Centro de Humanidades, do qual o curso de Letras é parte integrante, tendo em vista verificar o motivo da visita, a freqüência e conhecimento da organização da biblioteca, os gêneros mais lidos e a medida de livros emprestados. |
||
METODOLOGIA:
Um questionário foi aplicado aos professores e aos alunos de Letras que visitaram a biblioteca no período. Posteriormente foi efetuada a análise quantitativa das respostas dos 31 informantes, sendo deste total 27 alunos e 4 professores. |
||
RESULTADOS:
Constatou-se que: os professores e a maioria dos alunos que freqüentam a biblioteca são cadastrados, o que possibilita o empréstimo de livros. Metade dos professores que participaram da pesquisa freqüentam a biblioteca somente quando precisam de algum livro para pesquisa. Os alunos, por sua vez, visitam a biblioteca com maior assiduidade. Entre os alunos não se verificou segurança quanto ao conhecimento da disposição dos livros na biblioteca. Verificou-se que os professores têm como finalidade realizar estudos autônomos e os alunos declararam que somente visitam a biblioteca para desenvolver pesquisa ligada as disciplinas que estão cursando. O s professores declaram que sugerem aos alunos que visitem a biblioteca, mas uma porcentagem bastante relevante dos alunos refuta tal afirmação. Quanto aos gêneros textuais, verificou-se repostas inadequadas, o que revela falta de conhecimento sobre o item. À respeito do último empréstimo solicitado, alguns informantes só recordaram o assunto, porém a maioria mencionou o título. |
||
CONCLUSÕES:
Analisando os dados colhidos, podemos concluir que: a freqüência dos professores na biblioteca é muito pequena, o que pode explicar o motivo pelo qual tantos alunos nunca receberam tal sugestão; a leitura dos alunos é muito influenciada pelas disciplinas que estão cursando e os alunos que freqüentam a biblioteca possuem características de bons leitores, já que freqüentaram assiduamente a biblioteca e fazem o empréstimo de pelo menos três livros durante o semestre. |
||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: letras; linguística; leitura. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |