IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
EXPOSIÇÃO E CONGELAÇÃO DE FOLÍCULOS PRÉ-ANTRAIS BOVINOS PREVIAMENTE RESFRIADOS OU NÃO A 4ºC POR 24 H
Juliana Jales de Hollanda Celestino 1 (juliana_jales@yahoo.com.br), Regiane Rodrigues dos Santos 1, Fabricio Sousa Martins 1, Maria Helena Tavares de Matos 1, Sonia Helena Furtado Costa 1, José Roberto Viana Silva 1, Ana Paula Ribeiro Rodrigues 1 e José Ricardo de Figueiredo 1
(1. Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais – LAMOFOPA – FAVET - UECE)
INTRODUÇÃO:
A quase totalidade de folículos pré-antrais (FOPA) presentes no ovário é eliminada pelo processo fisiológico denominado atresia. Uma estratégia para evitar tal perda, consiste na congelação dos ovários. Contudo, na dificuldade de realizar a congelação de imediato, os ovários podem ser resfriados e transportados para laboratórios especializados. Este estudo avaliou a viabilidade de FOPA bovinos submetidos ou não ao resfriamento (4ºC/24h) em Solução Salina 0,9% (SS), expostos e/ou congelados utilizando os ACP (agentes crioprotetores): Dimetilsulfóxido (DMSO), Etilenoglicol (EG), Glicerol (GLI) ou Propanodiol (PROH) a 1,5 e 3M.
METODOLOGIA:
Cada par ovariano foi dividido em 39 fragmentos. Um fragmento foi fixado imediatamente após a coleta, e os demais divididos em 2 grupos, onde 19 fragmentos foram resfriados e expostos aos ACP (teste de toxicidade) e/ou congelados e os 19 fragmentos restantes expostos e/ou congelados sem prévio resfriamento. A exposição e congelação foram realizadas em MEM adicionado ou não de ACP nas concentrações supracitadas. Ao fim de cada tratamento, os FOPA foram isolados mecanicamente e analisados utilizando-se o Azul de Trypan. Para análise estatística, utilizou-se o teste Qui-quadrado (P<0,05).
RESULTADOS:
O efeito do transporte dos ovários a 20ºC (77%) bem como o resfriamento prévio a 4ºC/24h (80%), não reduziu significativamente o percentual de FOPA viáveis quando comparado ao controle (75%). Resultados similares foram obtidos quando os fragmentos, respectivamente resfriados ou não, foram expostos a MEM (77 e 78%), EG 1,5M (71 e 78%), bem como congelados na presença de EG 1,5M (77 e 74%). O DMSO 1,5M apresentou-se similar ao controle apenas após exposição (75%) e congelação (76%) sem prévio resfriamento. O aumento da concentração de 1,5 para 3,0M reduziu significativamente a taxa de folículos viáveis pós-congelação.
CONCLUSÕES:
Em conclusão, o procedimento de resfriamento por 24 h em SS não afeta o sucesso da congelação de FOPA bovinos, desde que o EG 1,5M seja utilizado.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Resfriamento; Congelação; Folículos pré-antrais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005