IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO: O CASO DA UNIFOR
Silvania Maria Maia 1 (silvania@unifor.br), Renan Magalhães Montenegro Junior 1, Carlos Antônio Bruno da Silva 1 e Ana Maria Fontenelle Catrib 1
(1. Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza - Ce.; 2. Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza - Ce.; 3. Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza - Ce.; 4. Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza - Ce.)
INTRODUÇÃO:
Os avanços tecnológicos advindos das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs trazem transformações sócio-econômicas que revolucionam a sociedade nos seus mais diversos sistemas: educacional, transportes, comunicação, saúde etc, alterando até o significado de espaço, pois independentemente deste, a comunicação informatizada chega de forma instantânea. Nos sistemas educacionais, tomando como exemplo as universidades, há um investimento fabuloso nas TICs, na tentativa de que estas não se tornem obsoletas, buscando ao mesmo tempo apropriar-se de um saber que se dê coletivamente. Esta pesquisa tem como objeto de investigação a aprendizagem colaborativa em educação on-line na pós-graduação. Trata-se de estudo de caráter descritivo e avaliativo com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos alunos da disciplina Seminário de Pesquisa II, ministrada no Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza. A partir deste estudo foi construída uma proposta metodológica de aprendizagem colaborativa em educação on-line para cursos da pós-graduação, seguida de avaliação que possibilitou os ajustes necessários, a fim de subsidiar a implantação de cursos na modalidade de educação a distância na instituição pesquisada.
METODOLOGIA:
O CADInet foi o ambiente computacional que serviu de plataforma para este trabalho, visto que permite várias formas de comunicação entre alunos e professores; troca de material didático; e gerenciamento de atividades. O ambiente foi desenvolvido a partir da investigação e uso de tecnologias da informação, computação e telecomunicação, colocando os recursos da Internet a serviço da educação. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro semi-estruturado de entrevista on-line e e-books construídos ao longo do curso que contêm todas as interações postadas em fóruns de discussões. A avaliação da metodologia posposta se fundamentou na concepção de Demo (1995), na qual qualidade é participação, avaliação qualitativa eqüivale à avaliação participante, logo, participação não pode ser medida quantitativamente. Também foram desveladas algumas possibilidades do uso com sucesso das TICs – na formação de profissionais educadores em saúde a partir de programas de educação a distância.
RESULTADOS:
A proposta metodológica construída está composta de quatro fases: planejamento, construção, aplicação e avaliação do curso. Da forma como é mostrada a proposta metodológica pode transformar o processo avaliativo em participativo e democrático, possibilitando a (re) construção de práticas atuais de aprendizagem. Neste contexto, a educação a distância é abordada como uma ferramenta pedagógica inovadora para uma educação aberta e continuada na área de Educação em Saúde. Esta pesquisa permitiu desvelar e trazer à tona possibilidades que foram evidenciadas pela avaliação. A primeira delas é a necessidade da universidade investir na formação constante de recursos humanos, a fim de prepará-los para trabalhar em ambientes de aprendizagem on-line que obedecem as regras de rigor ético, científico e intelectual para sua criação. Emerge como uma necessidade premente uma nova política de formação para educadores interessados em trabalhar na educação a distância no ensino superior. Os resultados obtidos mostraram que a aprendizagem colaborativa tem um papel importante no processo de construção do conhecimento do indivíduo e na conscientização de seu papel como agente transformador de sua própria vida e da sociedade, podendo ser utilizada de forma consciente e compartilhada
CONCLUSÕES:
A inferência mais significativa apontada por este estudo reside na oportunidade que deve ser oferecida aos profissionais de experimentarem e vivenciarem uma nova prática educacional que lhes possam ser útil em suas vidas, pessoal e profissional, reforçando a interação grupal, objetivando transformar as formas de ensino e aprendizagem, e consequentemente contribuir para uma formação, no sentido mais radical deste conceito: formação para a cidadania; para o novo mundo do trabalho; e para a prática social. Outra possibilidade está no apoio da tutoria de profissionais com qualificação específica em educação mediada pela tecnologia, podendo se pensar na expansão desta formação para profissionais de distintas áreas do conhecimento. Dessa forma estaríamos reduzindo o distanciamento entre o avanço tecnológico e a preparação de recursos humanos para atender à demanda que a sociedade necessita. Por fim a construção de uma proposta metodológica de curso/disciplina on-line deve integrar uma equipe multidisciplinar, desde a sua concepção até a fase de operacionalização e discussão dos resultados alcançados, necessidade demonstrada conjuntamente por alunos e professores. Pesquisar esta manifestação concreta reforça nossa posição quanto ao valor do trabalho participativo, condição imprescindível para o sucesso da educação a distância.
Palavras-chave:  Aprendizagem colaborativa; Educação a distância; Metodologia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005