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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO INFANTIL DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (NDC/UFC) NOS SEUS 11 ANOS DE EXISTÊNCIA – UM RECORTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Alessandra Pinheiro de Góes Carneiro 1 (alepinheirocarneiro@bol.com.br), Ana Maria Coelho Frota 1 e Rita Cláudia Aguiar Barbosa 1
(1. Depto. de Economia Doméstica, Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
Os temas relacionados à infância e educação aparecem sob diferentes formas, assim como o conceito de infância e de educação. Segundo Ariès (1981) o sentimento de infância é uma criação da modernidade. No fim do século XIX a educação assume papel de destaque e deixa de ser responsabilidade apenas da família. O Estado passa a se responsabilizar pelos cuidados relativos à escolarização e sistematização de conhecimentos de crianças e jovens. É somente no século XX que a infância passa a ser vista como um momento privilegiado da vida e a criança passa a ser considerada como cidadã, sujeito de direitos. No final desse século, a mobilização em torno da educação foi marcada por um grande movimento em busca de novos caminhos (CRAIDY, 2002). A partir de então, foi definido que creches e pré-escolas são direitos não só das crianças como dos seus pais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional regulamenta os princípios constitucionais relativos à educação, estabelecendo que a educação infantil é sua primeira etapa, devendo integrar-se ao sistema de ensino. As Universidades Federais a partir dos anos 70 reivindicam dos movimentos sociais que as creches passem a ser um direito de assistência à criança na ausência da mãe (ROUPP, 2002). Desde 1991 a UFC fundou um Núcleo de Educação Infantil, atendendo crianças, filhas de professores, funcionários e alunos. Para avaliar sua atuação, fazem-se necessárias reflexões, discussões e análises do percurso acadêmico dos ex-alunos do NDC.
METODOLOGIA:
O Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará (NDC/UFC), com uma população total atendida por esse núcleo na sua primeira década de funcionamento de 289 ex-alunos, servirá de sujeito no presente estudo.
Para compreender o papel institucional e educativo que o NDC representa desde sua criação, foi estruturada uma pesquisa em que o universo de análise foi uma amostra de 40 crianças, selecionadas aleatoriamente, contemplando as 4 categorias atendidas pela escola (nível superior, médio, apoio e discente). Pais, crianças e escolas atuais foram submetidos a entrevistas semi-estruturadas, com perguntas abertas e fechadas, gravadas e transcritas, visando obter dados mais detalhados acerca do desempenho das crianças, buscando uma avaliação qualitativa e quantitativa sobre o impacto que o programa educativo do Núcleo representou em sua formação e na dinâmica familiar. Ao final das entrevistas, considerou-se, além de dados quantitativos, tais como o sucesso ou o fracasso durante a vida escolar, os qualitativos, detectando-se categorias de análise que apareceram com freqüência nas entrevistas. Trabalharemos com a metodologia fenomenológica (Boris, 2002), analisando, discutindo e contextualizando as categorias de análise, à partir de vários autores que tratam das temáticas encontradas. Neste estudo enfocaremos um recorte da pesquisa em que a categoria educação infantil é ressaltada.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nessa pesquisa serão avaliados quantitativamente pelo método estatístico SPSP (Statistical Package System). A análise qualitativa está sendo feita a partir da fala dos ex-alunos e de seus pais ou familiares sobre o impacto que o Programa Educativo do Núcleo representou para sua formação, sendo extraídas categorias que serão discutidas através de uma abordagem fenomenológica. As principais categorias encontradas são "educação infantil", "construtivismo", "escrita cursiva", "autonomia e criatividade", dentre outras. A educação infantil é apontada como uma etapa primordial para o desenvolvimento das crianças, possibilitando seu desenvolvimento intelectual, moral e educacional. Isso pode ser observado na fala de Nadsa mãe de Anderson (10 anos), “... a liberdade, o espaço que ele tinha e a facilidade de aprendizagem, a forma de como ele ia aprendendo as coisas, muito lúdica, é uma grande brincadeira.” Ou ainda na fala de Pedro (14 anos): O que eu mais aprendi foi a me relacionar... é diferente de uma escola tradicional". Espera-se portanto, após a análise total dos dados, avaliar a prática do NDC, assim como, sua metodologia de trabalho e buscar uma melhoria na qualidade educativa.
CONCLUSÕES:
Para Ostetto (2000), a instituição de educação infantil, como um espaço de aprendizagem, deve contribuir para a universalização de conhecimentos socialmente acumulados, pois à medida que a criança se desenvolve está adquirindo e produzindo novos conhecimentos. O NDC/UFC, como escola de educação infantil, se propõe desenvolver e favorecer o desenvolvimento das crianças considerando os aspectos físico, psicomotor, cognitivo, lingüístico, sócio-afetivo, ético e artístico, juntamente com a família, promovendo a ampliação das experiências e construção de novos conhecimentos e estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica social. A partir da análise dos dados obtidos, é possível afirmar que o NDC propicia a criança seu desenvolvimento integral e funciona como incentivador de uma participação ativa no grupo e na comunidade. É o que afirma Tainá (11 anos), “Eu aprendi no NDC a ajudar o próximo, sempre trabalhar em equipe, dupla, um ajudando o outro se tiver dificuldades ajudar. Gosto de trabalhar assim no meu colégio. Eu tento!.” As propostas pedagógicas da educação infantil (Referencial Curricular, 1996) devem promover práticas de educação e cuidados, assim como a integração entre os diversos aspectos do desenvolvimento das crianças. Neste sentido cito Maria, mãe de Marcelo (11 anos): " ...o NDC elevou ao máximo o potencial investigativo do meu filho... O NDC respeita bastante o desenvolvimento cognitivo como o desenvolvimento biológico".
Instituição de fomento: Pibic-UFC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação Infantil; Programa educativo; Atuação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005