IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
EFEITO GASTROPROTETOR DO ÓLEO ESSENCIAL DO CROTON ZEHNTNERI NOS MODELOS DE ÚLCERA INDUZIDA POR INDOMETACINA E ESTRESSE.
João Erivan Façanha Barreto 1 (erivanfacanha@yahoo.com.br), Maria Elizabete Yum 1, Ana Paula Rodrigues Oliveira 1, Marcia Andreia S Carvalho 1, Carolina Oliveira Costa 1, Josenilda Malveira Cavalcante 1, Cláudia Ferreira Santos 1, Ariclecio Cunha de Oliveira 1, José Henrique Leal-Cardoso 1 e Andrelina Noronha Coelho-de-Souza 1
(1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA)
INTRODUÇÃO:
O Croton zehntneri é uma planta aromática do Nordeste Brasileiro, muito usado pela medicina popular como estomáquico, para tratamento de cólicas intestinais. O objetivo deste trabalho foi investigar a atividade antiúlcera do OECz nos modelos de úlcera induzida por indometacina e por estresse.
METODOLOGIA:
Foram utilizados camundongos Swiss albinos, pesando entre 20-30g e ratos Wistar, pesando entre 150 e 200g, machos e fêmeas. No modelo de úlcera induzida por indometacina, os animais foram deixados em jejum de 36 horas com livre acesso a água e foram tratados com OECz nas doses de 30 e 100mg/kg, por via oral, ou veículo (salina 0,9% + Tween 80; v.o.). Após 60 minutos, foi administrado, indometacina (30 mg/kg, s.c.) e 8 horas após a administração da indometacina, os animais foram sacrificados por deslocamento cervical. Os estômagos foram removidos e a região fúndica foi desprezada e foi calculado a área ulcerada. No modelo de úlcera induzida por estresse, os animais foram deixados em jejum de 24 horas com livre acesso a água e foram tratados com OECz na dose de 100 mg/kg, por via oral, ou veículo (salina 0,9% + Tween 80; v.o.). Após 60 minutos, os animais foram anestesiados com éter e imobilizados. A seguir, foram colocados em câmara fria (4ºC) por três horas. Após esse tempo foram sacrificados por deslocamento cervical. Os estômagos foram removidos e a região fúndica foi desprezada. A área ulcerada foi medida por planimetria e expressa em porcentagem da área total do estômago.
RESULTADOS:
O OECz, na dose de 100mg/kg, foi capaz de reduzir a porcentagem de área ulcerada no modelo de úlcera induzida por indometacina de 0,20 ± 0,02% (n=5) para 0,09 ± 0,02% (n=5). Na dose de 30 mg/kg o OECz não diminuiu significativamente a porcentagem da área ulcerada em relação ao controle. No modelo de úlcera induzida por estresse, o OECz na dose testada (100mg/kg, n=6) não reduziu de forma significante a área ulcerada em relação ao controle (n=6).
CONCLUSÕES:
O OECz apresenta atividade gastroprotetora no modelo de úlcera induzida por indometacina.
Instituição de fomento: FUNCAP, Faculdade Christus
Palavras-chave:  Croton zehntneri; gastroproteror; úlcera.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005