IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
ESTUDO DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TURISMO NO MARANHÃO
Alvina Cipriano Teixeira 1 (alciteixeira@uol.com.br), Fabiana Corrêa 1, Linda Maria Rodrigues 1 e Terezinha de Jesus Campos 2
(1. Departamento de História, Universidade Federal do Maranhão- UFMA; 2. Departamento de Turismo, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas- Faculdade São Luís)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa constitui o Projeto Turismo e Memória: Estudo da Memória Turística Maranhense, que busca (re)construir a trajetória de desenvolvimento do turismo maranhense, demarcando sua importância histórica - social e econômica, dotando o Maranhão de um registro da memória coletiva desta atividade e sua contribuição para o Estado. Para tanto se fundamenta na história e na memória, enquanto categorias básicas de seu desenvolvimento, tendo em vista a importância destas na constituição de indivíduos e grupos que precisam retomar seu passado para recompor os elementos que fazem parte da memória coletiva da sociedade. Já que a memória da atividade turística maranhense não estava devidamente monumentalizada e nem gravada em suportes concretos como textos ou material imagético, oficialmente socializados, torna-se necessária a realização de tal pesquisa que corresponde, ainda, a uma urgência legítima, na medida em que o Turismo tem alcançado, gradualmente, no Maranhão, avanços significativos nas últimas décadas.
METODOLOGIA:
A fim de alcançar seu objetivo principal foram utilizados como princípios norteadores da pesquisa, três recursos fundamentais: a investigação bibliográfica/documental, realizada a partir da coleta de dados em livros e periódicos sobre a metodologia da História Oral e Turismo no Maranhão, levantamentos de dados de vários tipos de documentos em acervos de Bibliotecas Públicas de São Luís, Universitárias locais e nacionais, assim como das Instituições envolvidas com a atividade turística; a investigação de material imagético/iconográfico, a partir da coleta de fotografias sobre pessoas, fatos, mapas, postais, etc. acerca da atividade turística local; e investigação por meio da História Oral com a coleta de depoimentos junto às personalidades ligadas ao turismo maranhense.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa realizada na cidade de São Luís incluíram desde o estudo dos registros documentais até a coleta de informações através do recurso da História Oral. Da Pesquisa bibliográfica/documental resultaram relatórios periódicos oriundos das visitas realizadas nas Instituições onde foram feitas a coleta e a análise de todos os documentos e demais registros referentes ao desenvolvimento do Turismo no Maranhão. Com o auxílio da metodologia da História Oral foram efetuadas as entrevistas, assim como a transcrição e análise dos depoimentos referentes às personalidades envolvidas com a atividade no Estado. Todos os materiais documentais, orais e iconográficos foram arquivados conforme a tipologia de cada metodologia adotada, o que resultou na constituição do Acervo da Memória do Turismo no Maranhão. Os resultados obtidos foram publicados na forma de artigos científicos e apresentados em eventos.
CONCLUSÕES:
A constituição do Acervo da Memória do Turismo no Maranhão, configura-se, num sentido amplo, em uma contribuição para o desenvolvimento da pesquisa científica maranhense, visto que o trabalho de sistematização da memória da atividade turística no Estado, torna-se um referencial para futuras pesquisas, além de contribuir para a implementação de ações atuais de planejamento turístico quanto a minimização de problemas contemporâneos em face da (re)leitura de decisões, projetos e outras ações de natureza pública e privada relacionada ao Turismo no Estado.
Instituição de fomento: Universidade Federal do Maranhão
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  História; Turismo; Maranhão.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005