IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PERFIL DOS ACIDENTES COM PÉRFURO-CORTANTES EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA BAHIA
Silvio Arcanjo Matos Filho 1, 2 (dsjq@uesb.br), Carmélia Leto da Silva 2 e Wildes Almeida dos Santos 2
(1. Departamento de Saúde,Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; 2. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital Geral Prado Vlaadares-HGPV)
INTRODUÇÃO:
Os acidentes com pérfuro-cortantes ocupam atualmente posição de destaque no planejamento das ações de todas as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar-CCIH, tendo em vista o grande número de acidentes e o risco de transmissão de doenças infecto-contagiosas. Partindo do pressuposto da existência de subnotificação, os autores buscaram neste trabalho conhecer a situação real dos acidentes, as medidas de prevenção adotadas pelos profissionais e a situação vacinal dos mesmos.
METODOLOGIA:
Na realização do estudo foram distribuídos 68 questionários entre os profissionais de um hospital público estadual do Sudoeste da Bahia, no período de novembro a dezembro de 2004. As informações foram coletadas e analisadas pela CCIH do referido hospital, obedecendo aos Princípios da Resolução n.º 196/96 do CNS.
RESULTADOS:
Dentre os resultados, destacamos que a maioria dos acidentes ocorreu entre os auxiliares de enfermagem e trabalhadores da higienização, tendo o Pronto Socorro e a Maternidade como locais de maior incidência; constatamos, ainda, que a maioria dos profissionais (33,8%), já tinha sofrido mais de 2 acidentes com agulha contaminada, que apenas 50% deles estavam vacinados contra a Hepatite B e que 47% usavam EPI na hora do acidente.
CONCLUSÕES:
Concluímos que, devido ao número elevado da freqüência dos acidentes, o risco da contaminação nos setores de emergência e a baixa cobertura vacinal dos profissionais pesquisados, faz-se necessária a intensificação de campanhas educativas e maior supervisão dos procedimentos realizados, visando a redução desses acidentes, cabendo à CCIH mobilizar esses profissionais para uma luta que é de todos.
Palavras-chave:  Infecção Hospitalar; Prevenção; Acidentes.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005