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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL KARLA PATRICIA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL | ||
Priscila Andrade de Oliveira Barcellos 1 (pribarcellos@yahoo.com.br) | ||
(1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE) | ||
INTRODUÇÃO:
A Escola Municipal Karla Patrícia, é uma escola da Rede Municipal de Ensino, localizada em Recife, PE, ao lado do Parque dos Manguezais, um enorme manguezal (316 hectares), formado pelos rios Jordão e Pina que está sob os cuidados da Marinha, que, baseada no Decreto-Lei 3438/41, proíbe a entrada de pessoas desautorizadas. Porém, apesar da fiscalização, o manguezal sofre diversas degradações, como a retirada de madeira, o depósito de metralha, o lixo jogado pelos moradores das comunidades adjacentes, os dejetos de esgotos clandestinos e as edificações que colocam em risco os seus limites. Assim sendo, estando localizada ao lado desse importante manguezal e atendendo aos alunos provenientes das comunidades do entorno, a Escola Municipal Karla Patrícia, possui, entre outras funções, a de contribuir para a conservação do Parque, mostrando aos alunos suas características, funções e importância, através de ações em Educação Ambiental. Porém, para que se possa realizar a Educação Ambiental, de acordo com Reigota (2001), é necessário conhecer as percepções dos envolvidos na atividade. Sendo assim, consciente da importância da Educação Ambiental e do contexto no qual a Escola está inserida, buscou-se, na presente pesquisa, verificar as percepções de manguezal dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Karla Patrícia. Acredita-se que identificando tais percepções, poder-se-á, realizar ações efetivas em Educação Ambiental voltadas para o Parque dos Manguezais. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Karla Patrícia com um grupo formado por cinqüenta e oito alunos na faixa etária de 10 a 14 anos, matriculados na 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, totalizando assim, 25% dos alunos do Ensino Fundamental da Escola. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, visto que nas ciências sociais ela se preocupa com a realidade que não pode ser quantificada. Os dados foram obtidos através de entrevista, realizada de maneira individual e elaborada com quatro questões de identificação (nome, endereço, série e idade) e uma questão estruturada (para você, o que é um manguezal?). Os resultados da pesquisa foram analisados por categorização de dados, ou seja, foram verificados conceitos que abrangem elementos com características comuns, relacionados entre si, formando assim, agrupamentos de idéias ou expressões em torno de um conceito capaz de abranger tudo. As categorias de análise dos dados foram adaptadas das concepções ambientais descritas por Sato (2003), que classifica tais representações em naturalista (considera apenas os aspectos naturais, não havendo a inclusão do homem nesse contexto), recurso (considera o homem apenas como utilizador dos recursos naturais) problema (considera os efeitos negativos causados pelo ser humano ao ambiente) sistema (categoria representada pelos mapas, fotografias aéreas, etc) meio de vida (o homem percebe a natureza como lugar no qual ele vive) e projeto de vida (traz a interdependência da sociedade com a dimensão ambiental). |
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RESULTADOS:
A maior parte dos entrevistados (98%) reside nas comunidades adjacentes à Escola e ao Parque dos Manguezais. E, por residirem nas proximidades do ecossistema, pode-se dizer que, quase todos têm um contato muito estreito com o mesmo, tendo a maioria já visto e/ou entrado no manguezal para brincar, pescar, pegar caranguejo, ou apenas por curiosidade. Apesar de morarem junto ao manguezal (muitas vezes em palafitas sobre ele), 26% dos entrevistados responderam que não sabiam o que era o manguezal. Dos alunos que conceitualizaram o manguezal, 59% demonstraram ter uma percepção naturalista em relação ao manguezal, pois evidenciaram somente os aspectos naturais do ecossistema. Desse montante, 20% responderam que era natureza (de uma maneira geral, sem especificações), 12% associaram o manguezal a sua flora (floresta, mangue, mata, árvore, planta, raiz), 10% afirmaram que manguezal era um rio, 10% abordaram a fauna e a flora, 3,5% responderam que era maré e 3,5% responderam que era areia. A percepção do manguezal como recurso foi demonstrada por 10% dos entrevistados, que consideraram a importância social do ecossistema. E a última percepção encontrada foi a de problema, na qual 5% dos entrevistados abordaram a poluição e o lixo no manguezal, demonstrando assim os efeitos negativos causados pelo ser humano ao ambiente. De uma maneira geral, nessa conceituação de manguezal, a maior parte dos alunos descreveu as características do ecossistema, mostrando conhecer a realidade. |
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CONCLUSÕES:
A maioria dos alunos (59%) demonstrou ter uma percepção naturalista sobre o manguezal, uma visão do ser humano dissociado da natureza. Assim sendo, a respectiva escola necessita desenvolver um trabalho dinâmico e contínuo em Educação Ambiental (tanto voltado para as questões globais como voltado para realidade local), que possa favorecer a renovação dos laços com a natureza assim como a participação responsável e eficaz nas decisões sobre o meio natural, social e cultural, demonstrando as interdependências econômicas, políticas e ecológicas do mundo moderno, no qual as decisões e comportamentos podem vir a ter conseqüências globais. Outro aspecto que merece destaque é que, apesar de conseguirem descrever diversas características do manguezal, nenhum dos alunos conceituou o manguezal como um ecossistema de transição entre a terra e o mar, nem abordou suas funções e importância. Isso demonstra que os entrevistados possuem conhecimentos adquiridos através da oralidade e da vivência no entorno do Parque dos Manguezais porem não possuem conhecimentos científicos sobre o respectivo ecossistema. A partir desses dados, nota-se que o ensino formal, ou seja, a Escola, não tem incluído atividades curriculares voltadas para a realidade do local, necessitando assim rever sua proposta de maneira a valorizar o seu contexto e, através da Educação Ambiental, auxiliar na conservação do Parque dos Manguezais, beneficiando todos de uma maneira geral e especificamente aos moradores da área. |
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Palavras-chave: Educação Ambiental; Manguezal; Percepções. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |