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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cleane Jerusa Tomé Silva 1 (cleane.tome@ig.com.br) e Maria Emília Lins e Silva 2
(1. Pós-graduanda/Departamento de Educação/FAFICA; 2. Doutora do Centro de Educação/Universidade Federal de Pernambuco/UFPE)
INTRODUÇÃO:
A atividade lúdica é um tema de interesse na prática de educadores da educação infantil. Este interesse tem origem na convicção de que o brincar é fonte de lazer e na importância desta atividade para o processo de constituição e desenvolvimento da criança. O papel que o lúdico desempenha na educação infantil, envolve compreendê-lo como recurso na construção da identidade da criança, no autoconhecimento e como elemento potencializador para a prática docente. Trabalhar com jogos, brinquedos e brincadeiras é uma forma de garantir uma aprendizagem significativa, fazendo com que as crianças interajam socialmente, no encontro com os pares, na escolha do tipo de jogo que querem utilizar, na definição das regras a serem aplicadas, desenvolvendo a capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar e de chegar a um consenso para dar início à atividade em si. Este estudo buscou analisar as concepções de professoras da educação infantil sobre a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento e aprendizagem de crianças da pré-escola.
METODOLOGIA:
O presente estudo, de natureza qualitativa, se desenvolveu por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas, buscando conhecer a importância que as docentes atribuem ao jogo e a brincadeira na pré-escola, assim como, as estratégias que orientam a introdução de novas atividades com jogos e brincadeiras na educação infantil. Participaram desta pesquisa sete professoras de uma escola municipal da cidade de Caruaru que trabalham com crianças entre cinco e seis anos de idade, filhos de famílias socialmente desfavorecidas. As professoras tinham entre dois e cinco anos de experiência na educação infantil. Quanto à escolaridade das docentes, três cursaram apenas o magistério, a nível médio, enquanto quatro possuíam a graduação em Pedagogia.
RESULTADOS:
Embora reconheçam a importância de promover atividades lúdicas na educação infantil, as docentes enfatizaram apenas os aspectos físicos e psicológicos promovidos por essas atividades no desenvolvimento da criança. Dessa forma, elas reconhecem que o brincar, o brinquedo e a brincadeira desenvolvem a imagem positiva da criança, estimula a atuação da criança de forma independente, com confiança em suas capacidades e na percepção de suas limitações, descobrindo e conhecendo o próprio corpo. Nas falas das professoras é recorrente a idéia de que através do lúdico, o vínculo afetivo de troca com adultos e crianças fortalece a auto-estima e amplia as possibilidades de comunicação e interação social. No entanto, as funções e finalidades educativas, no reconhecimento de que o lúdico promove a capacidade de observar e explorar o ambiente, bem como, amplia o saber e os conhecimentos na apreensão do mundo pela criança, não estiveram presentes nos depoimentos das professoras. Apenas uma professora associou o trabalho com os jogos ao desenvolvimento da coordenação motora da criança, sendo essa finalidade defendida nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil.
CONCLUSÕES:
A partir da análise dos resultados, acreditamos ser necessário que o professor desenvolva um olhar sensível para a prática lúdica do seu aluno, reconhecendo a importância e o valor da brincadeira e do jogo na vida escolar dos educadores e dos educandos. O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, relevante não apenas no aspecto cognitivo, sendo, culturalmente, uma atividade humana. Compreender melhor os significados das professoras nos leva a considerar a importância de que cada educador reflita sobre a inclusão do lúdico em sua prática pedagógica, bem como, revela a necessidade da inclusão dessa temática nos espaços de formação de professores, abordando os diversos enfoques existentes na compreensão do brincar infantil.
Palavras-chave:  ludicidade; educação infantil; concepções de professoras.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005