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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANTE A ATUAL REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E SOCIAL
SILVIO REIS DE ALMEIDA MAGALHÃES 1 (silviosr@terra.com.br)
(1. FACULDADE METODISTA GRANBERY)
INTRODUÇÃO:
O mundo está passando por transformações conjunturais intensas e cada vez mais velozes. Estas transformações estão afetando a todos, sem exceção. A entrada no terceiro milênio está predispondo e ensejando o surgimento de novos pa-radigmas Um dos novos paradigmas refere-se às questões trabalhistas. A mídia não se cansa de repetir o mesmo dis-curso: para as empresas, a conquista e a manutenção de uma posição vantajosa no mercado requer, agora, uma capaci-dade de adaptação e de aprendizado, num cenário econômico, tecnológico e político em transformação cada vez mais rápida . Que produtos diferentes? Como gerá-los com baixo custo e com aporte das constantes evoluções tecnológicas? Como inserir a organização no mundo da responsabilidade social? Questões como estas passaram a ser estratégicas, para fazer frente ao surgimento de consumidores cada vez mais exigentes e conscientizados, em mercados às vezes muito competitivos. A resposta a elas passa, inevitavelmente, por transformações no trabalho. Assim, em relação direta com a globalização da economia e as tecnologias de informação, surgem demandas por novas qualificações profissio-nais e, mais ainda, por um novo enfoque: a competência no trabalho.
METODOLOGIA:
Quanto aos fins, a pesquisa foi: descritiva, uma vez que pretendeu expor as características do Mercado de Trabalho frente às novas exigências de qualificação; e explicativa, no sentido que tentou mostrar os diferentes interesses entre os atores envolvidos no processo ora em curso. Quanto aos meios, a pesquisa foi: documental, bibliográfica e telemati-zada.
RESULTADOS:
Durante décadas, a qualificação resultava de uma formação centrada na oferta e voltada para o atendimento de um sis-tema estável de codificações ocupacionais. Hoje, no entanto, a reestruturação produtiva afasta as empresas dos modelos administrativos clássicos e flexibiliza as relações trabalhistas. Mesmo na Alemanha, cujo famoso sistema dual (horas de aprendizagem repartidas entre escola e empresa) sempre foi tido como referência internacional para o ensino profis-sional, há fortes sinais de corrosão nas antigas estruturas de formação e de descrição dos cargos. Duas razões podem ser deduzidas: um aumento da lacuna entre a formação profissional e as tarefas de trabalho cotidianas, alteradas pelas inovações tecnológicas e a instabilidade dos sistemas de codificação ocupacional, ante a crescente transformação do trabalho contemporâneo.
CONCLUSÕES:
Dentro de uma visão integrada ou holística da produção, novas qualificações, que se dizem orientadas para a polivalên-cia e a multifuncionalidade dos trabalhadores, buscam capacita-los para compreender e participar de um ambiente or-ganizacional onde as decisões são mais complexas e as interações mais numerosas. A programação e o acompanha-mento de máquinas, por exemplo, exige constantes microdecisões, num contexto industrial cada vez mais dinâmico. Além disto, a aceleração das mudanças técnicas, associadas a novas práticas nas instituições políticas e de mercado, permite que tempo e espaço sejam desacoplados. Compreende-se assim que a renovação da formação profissional se faça acompanhar por uma valorização do ensino básico
Palavras-chave:  QUALIFICAÇÃO; PRODUÇÃO; TRABALHO.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005