IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DE pterodon polygalaeflorus BENTH NA CONTRAÇÃO INDUZIDA POR POTÁSSIO OU POR SEROTONINA NO MÚSCULO LISO TRAQUEAL DE RATO in vitro
Adriana Teixeira Damasceno 2 (adridamasceno@hotmail.com), Giovanni Lopes Evangelista 2, Pedro Jorge Caldas Magalhães 1, José Henrique Leal-Cardoso 2, Cláudia Ferreira Santos 2, Erika Augusta Batista Lopes 2, Valéria Leonhardt 2 e Andrelina Noronha Coelho-de-Souza 2
(1. Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Universidade Federal do Ceará- UFC; 2. Centro de Ciências da Saúde , Universidade Estadual do Ceará- UECE)
INTRODUÇÃO:
Extratos alcoólicos das sementes de Pterodon polygalaeflorus Benth, popularmente conhecida como “sucupira”, são largamente utilizados na medicina popular para o tratamento de doenças do trato respiratório no Nordeste do Brasil. Suas sementes são produtoras de óleo essencial cujo principal constituinte é o trans-cariofileno (20,64 %). Objetivo: o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do óleo essencial de pterodon polygalaeflorus (OEPpgf) sobre a contratilidade da traquéia de ratoin vitro.
METODOLOGIA:
O OEPpgf foi extraído de sementes de frutos maduros pelo método de arraste com vapor d’água. Foram utilizados ratos Wistar, machos, pesando entre 200 e 300 g, sacrificados por concussão cerebral. A traquéia foi cuidadosamente dissecada e cortada em peças com dois anéis cartilaginosos cada, que foram montados em câmaras contendo 5 ml de solução fisiológica de Tyrode (aerada por borbulhamento de ar atmosférico, temperatura de 370C e pH 7,4), onde permaneceram por uma hora para estabilização do tecido, nessas condições a integridade do epitélio foi preservada. A força de contração foi registrada isometricamente em computador através de transdutores de força (GRASS, FT0.3) conectados a pré-amplificadores (DATAQ, modelo PM-1000). As respostas contráteis foram calculadas e expressas como percentagem da média das contrações obtidas no período controle. O efeito do OEPpgf foi avaliado sobre as contrações submaximais (aproximadamente 70 % da resposta máxima) induzidas pela serotonina (3 – 10 uM) e por solução com alta concentração de potássio (60 mM). A escolha dessas concentrações foi realizada pela prévia obtenção de curvas concentração-efeito para cada agente contrátil. O OEPpgf foi adicionado ao banho em concentrações crescentes e não cumulativas (100, 300, 600, 1000 e 1300 ug/ml), 5 minutos antes da aplicação do estímulo contrátil.
RESULTADOS:
O OEPpgf inibiu, de maneira dependente de concentração, as contrações induzidas pela serotonina nas concentrações de 1000 e 1300 ug/ml para 62,8 ± 10,3 % e 52,0 ± 10,3 % dos valores obtidos na ausência do óleo, respectivamente (n = 15; p < 0,001). O OEPpgf inibiu, de modo dependente de concentração (p<0.001, ANOVA), as contrações induzidas pela despolarização induzida por alto potássio em todas as concentrações testadas (CI50 de 444,3 [308,7 – 639,6] ug/ml, n=15). Na concentração de 1300 ug/ml a resposta contrátil induzida por 60 mM de K+ foi correspondente a 15,5 ± 2,5 (n=15, p<0.05).
CONCLUSÕES:
O óleo essencial do pterodon polygalaeflorus possui efeito antiespasmódico em músculo liso traqueal de rato, sendo mais potente em inibir as contrações induzidas por potácio do que aquelas induzidas por serotonina.
Instituição de fomento: FUNCAP, CNPq, Faculdade Christus.
Palavras-chave:  pterodon polygalaeflorus; óleo essencial; traqueal.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005