IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
AVALIAÇÃO LUMINOTÉCNICA NAS SALAS DE AULA DA UNIDADE VII NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Tiago Henrique de Abreu Mateus 1 (tiagoee@gmail.com), Elisângela Blanco Insaurralde 1, Romualdo Orlandeli Sanches 1 e Sérgio Massafumi Okano 1
(1. Depto. de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS)
INTRODUÇÃO:
Existem vários fatores que influenciam na capacidade de discernimento visual podendo ser: características individuais e fatores externos. Sendo que nestes interferem a quantidade de luz, contraste entre o objeto e o fundo e o tempo de exposição do mesmo. Assim, para haver a realização de tarefas em um recinto escolar, exige-se suficiente iluminação, sendo que esta influencia diretamente no conforto, na produtividade e até mesmo na saúde. Deve-se dar devida atenção a este fator, pois ele pode ajudar a proporcionar um melhor rendimento dos estudantes. Desta forma, este trabalho visa analisar as medições de iluminação feitas nas salas de aula da unidade VII da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e comparar com os índices necessários para uma iluminação adequada. Para este fim, foram levadas a apreciação alguns parâmetros fundamentais como: níveis de iluminamento, distribuição espacial, disposição das vigas de concreto e alinhamento das luminárias como também a depreciação das lâmpadas fluorescentes e equipamentos afins.
METODOLOGIA:
Para este estudo foram realizadas, durante um intervalo de tempo de uma semana, várias medições do nível de iluminamento em cinco salas de aula, utilizando o medidor de iluminância, conhecido como luxímetro. As salas de aula foram escolhidas de forma aleatória, com o intuito de representar uma amostra da totalidade de salas do prédio da instituição. Com base na NBR 5413 fez-se uso do aplicativo computacional Lumisoft 2.0 que calcula, através do método dos lumens, a quantidade mínima de luminárias, utilizando padrões comerciais pré-definidos e dimensões do local. Com estes dados obtidos e os medidos, foi possível comparar e analisar a condição de iluminamento dentro dos recintos.
RESULTADOS:
Segundo a Norma Brasileira para iluminância de interiores, NBR 5413, as salas de aula devem ter iluminância média mínima de 300 lux, entretanto a média dos valores obtida foi de 268 lux, inferior ao valor estipulado pela norma. Desta maneira, utilizamos por meio de simulação o software, lançando os valores mínimos normatizados. De acordo com as especificações dos materiais elétricos de iluminação idênticos aos instalados no local e as características físicas do recinto, notou-se que é necessário incrementar uma fileira de luminárias à atual configuração, obtendo então um valor médio de 386 lux, para o caso das salas de aula.Outro ponto analisado foi a relação entre as iluminâncias dos pontos de menor e maior iluminamento, que preferencialmente não devem ser inferior a 0,70, contudo as relações obtidas variaram entre 0,30 à 0,55.
CONCLUSÕES:
Houve algumas variações de iluminância entre as lâmpadas que se trataram ser ineficazes para o seu uso correto quando comparadas ao paradigma instituído. Mesmo supondo que considerando o uso de diferentes fabricantes de lâmpadas e reatores tal índice poderia sofrer alguma modificação, esta seria ínfima em relação ao todo, o qual não acarretaria em uma interferência evidente. Outro fator que possivelmente ocasionaria na depreciação do fluxo luminoso seria o acúmulo de poeira depositados nas superfícies das lâmpadas, luminárias, paredes e tetos. Deste modo, os resultados obtidos pelas medições puderam retratar uma discrepância desses valores com os normatizados, existindo desta forma a necessidade de uma melhoria do sistema de iluminação da unidade VII, apesar de ser um bloco da UFMS com pouco tempo de existência, se comparado aos demais. Fazendo uma análise criteriosa, e ressaltando que o objeto a ser discutido acomete um prédio com estas características, esta mesma melhoria poderia ser expandida para as demais unidades. Um bom sistema de iluminação, com uso adequado de cores e a criação dos contrastes, pode tornar a sala de aula um ambiente agradável, onde os estudantes possam trabalhar confortavelmente, com pouca fadiga e pouca monotonia, melhorando assim seu desempenho.
Instituição de fomento: SESu/MEC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Luminotécnica; Iluminância; Método dos lumens.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005