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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A TV E O VÍDEO COMO APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E A REALIDADE COTIDIANA DOS EDUCANDOS: UMA PARCERIA NA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO
ELEUZA FERREIRA DUARTE 1 (eleuzaduarte@terra.com.br), REGINA FARIAS DE SOUZA 2 e ANA FLAVIA MARCELINO DE BARROS 3
(1. Profa. de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de M.S –UEMS – Dourados-MS; 2. Técnica administrativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – Dourados-MS; 3. Acadêmica do 5º ano do Curso de Direito; Universidade Estadual de M.S -UEMS Dourados-MS)
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: O jovem dos dias de hoje vê, entende e aprende de forma diferenciada de tempos anteriores. Assim sendo, a TV e o vídeo surgem trazendo para o professor uma nova forma de ensinar, e para o aluno uma nova forma de aprender. Considerando que o avanço das áreas de Informática e Telecomunicações provoca modificações nas pessoas onde quer que elas atuem, seja nas escolas, nos locais de trabalho e até mesmo nas próprias famílias, a presente pesquisa foi realizada com o intuito de levantar dados que possibilitassem analisar como tem sido o uso dos recursos tecnológicos por parte dos professores da Rede Pública de Ensino que ministram aulas nas escolas que fizeram parte da pesquisa. O estudo busca ainda saber se essas ferramentas contribuem para a melhoria da qualidade do ensino e também como o aluno avalia a aula ministrada com o uso desses equipamentos, se comparado à aula ministrada nos limites da relação giz-lousa-livro didático.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: O estudo foi desenvolvido em doze escolas públicas municipais sediadas no centro e periferia do município de Dourados-MS mediante visitas às escolas, preenchimento de questionários e entrevistas. As visitas foram feitas com o objetivo de constatar se as escolas eram equipadas dos recursos tecnológicos e se estes estavam em condições de uso. Os questionários foram distribuídos para todos os professores e coordenadores pedagógicos e para os alunos foram aplicados a 05 alunos de cada sala de aula por série do ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries. As entrevistas foram realizadas com um coordenador pedagógico e um aluno de cada escola que fez parte da pesquisa.
RESULTADOS:
RESULTADOS: Diante dos dados levantados, observamos que 90% dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas está em perfeitas condições de uso e é comum a utilização diária pelos professores nas suas aulas, porém o maior problema enfrentado é quando há necessidade de reparos nos aparelhos. Nesse caso, é necessário aguardar o retorno do conserto, porque a maioria das escolas não dispõe de aparelhos reservas. Para 73% dos professores consultados, o uso dos recursos tecnológicos já é uma prática cotidiana e, além de demonstrarem interesse maior pela aula ministrada com o uso dos aparelhos, os próprios alunos preferem organizar as fitas e fazer todos os preparativos necessários para a utilização do material selecionado para a aula do dia. Quanto aos coordenadores pedagógicos, podemos observar que exercem importante função de colaboradores para os professores, procurando garantir condições para que os equipamentos e o material solicitado estejam disponíveis conforme a necessidades dos docentes.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO: Constatamos que a maioria dos professores que respondeu aos questionários adota a inserção dos recursos tecnológicos em suas aulas, fazendo uso constante dessas ferramentas, pois avaliam que as aulas ministradas com a utilização dos recursos tecnológicos como apoio didático, além de ser mais atrativas e dinâmicas, possibilita-lhe impor uma postura que o transforme de um profissional instrutor e repassador de conteúdos para um professor estimulador, instigador e mediador do conhecimento. Concluímos, portanto, que na visão desses docentes a escola deve valorizar a expansão de ambientes agradáveis para o processo ensino-aprendizagem, pois o contato com ambientes visuais e sonoros atraentes facilita a disposição humana para desempenhar as várias atividades relacionadas ao conhecimento, abrindo caminhos perceptivos e intuitivos. Assim, a escola não pode mais ficar alheia ao uso dessas ferramentas. Em contrapartida, constatamos também que para um uso eficiente dos recursos tecnológicos nas escolas é preciso que se realize um trabalho conjunto entre direção, professores e coordenadores pedagógicos, numa conjugação de esforços para atingir um mesmo objetivo: a melhoria e o incremento do processo ensino-aprendizagem.
Instituição de fomento: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:  Tecnologia educacional; Apoio didático; Ensino-aprendizagem.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005