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G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
SENAI-ES E OS NOVOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
Carla Rosa Soares 1 (crosasoares@yahoo.com.br) e Antonia de Lourdes Colbari 1
(1. Depto. de Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)
INTRODUÇÃO:
A configuração do trabalho na sociedade contemporânea tem sido marcada pela emergência de um novo padrão de formação profissional, baseado num processo consistente de qualificação por competências.Assim, novos saberes, valores morais e culturais passam a permear as atividades produtivas, e a formação para o trabalho passa a exigir e valorizar, cada vez mais, as habilidades e virtudes do sujeito empreendedor, criativo, inovador e promotor do próprio desenvolvimento, distanciando-se, gradativamente, da matriz cultural do trabalho associada ao antigo modelo fordista de funções e profissões.Neste contexto, esta pesquisa busca avançar na compreensão dos conteúdos e significados das novas competências requeridas e dos saberes e valores subjacentes a estas, procurando analisar e identificar os conteúdos técnicos, culturais e valorativos dos programas de formação profissional, contribuindo desta maneira, para a reflexão acerca das tendências atuais dos processos de qualificação e da configuração do mundo do trabalho.O recorte empírico realizado prioriza a atuação do Senai, entidade de grande representatividade, pois se consolida como o maior complexo da América Latina de educação profissional para o setor industrial.Em particular, focalizamos o Senai-ES, criado na década de 50 para atender o setor ferroviário da CVRD, e que hoje, pela diversidade de cursos e unidades, relaciona-se amplamente com toda economia capixaba.
METODOLOGIA:
Este trabalho teve como estratégias e procedimentos de elaboração, primeiramente, uma revisão da literatura existente acerca das transformações e das novas tendências contemporâneas no mundo do trabalho, principalmente, as produções sobre o empreendedorismo, qualificação para o trabalho, competências, novos padrões de gestão e formação profissional, reestruturação produtiva e educação profissional. Posteriormente, procedeu-se o levantamento de informações quantitativas e qualitativas por meio de dados e documentos oficiais do Senai-ES, referentes aos cursos, aos programas e à respectiva instituição, o que permitiu configurar a atuação desta entidade em termos do número de matrículas e alunos-hora, do perfil de sua clientela e dos conteúdos programáticos e suas diretrizes.
RESULTADOS:
Os números de matrículas entre 1955 e 2004 indicam o significativo crescimento do Senai-ES, pela ampliação crescente de sua infra-estrutura de ensino, acompanhando as transformações e demandas da economia industrial capixaba. Se em 1955, registravam-se 424 matrículas, em 2004 esse número atinge 25432 matrículas. Nessa evolução, os períodos compreendidos entre 1971 a 1974 e entre 1978 a 1985 foram os mais expressivos. Este quadro está relacionado às demandas advindas com a instalação das grandes empresas no estado nas décadas de 70 a 90, o que exigiu do Senai a ampliação de sua oferta de formação profissional.O progresso no número de matrículas nesse período acompanha as mudanças socioeconômicas vigentes, que demandam alterações no processo de educação profissional, incluindo, conseqüentemente, modificações nos conteúdos e nos referenciais valorativos dos cursos oferecidos pela instituição.As novas exigências advindas com as mudanças no mundo do trabalho estruturam um perfil de empregabilidade baseado em valores e comportamentos associados ao empreendedorismo, o que, na prática, faz com que o Senai, reestruture seu projeto pedagógico, promovendo um modelo de aprendizagem voltado ao desenvolvimento contínuo dessas novas habilidades e competências, no qual o conhecimento é visto como um instrumento gerador de produtividade, superando o saber fazer e a mera capacitação técnica tipicamente fordistas.
CONCLUSÕES:
Em suma, as ações do Senai atestam a consolidação de um processo formativo que incorpora tanto os conhecimentos básicos gerais e técnicos quanto os conteúdos associados às disposições subjetivas, referentes ao processo de socialização e formação da personalidade, evocando habilidades de comunicação, cooperação, autodisciplina, valorização do trabalho e iniciativa. Nesse sentido, o Senai refina sua sintonia com o atual padrão de qualificação baseado no modelo de competências, que impõe aos seus cursos a ressignificação da importância do conhecimento, de modo a construir um processo formativo delineado pela multifuncionalidade, autodesenvolvimento, elevação da escolaridade, aquisição contínua de conhecimento, estímulo a novas habilidades. Valoriza-se, assim, um sujeito empreendedor cuja atuação no processo produtivo muito se difere do modelo de trabalho da produção fordista.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação para o trabalho; Qualificação profissional; Senai-Espírito Santo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005