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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS EDUCANDOS E EDUCANDAS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SUPLETIVO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO LOCALIZADA NO BAIRRO DO JEREMIAS, EM CAMPINA GRANDE/PB. | ||
Bruno Cruz de Souza 1 (brunouepb@oi.com.br), Allyson Henrique da Silva 1, Laryssa Abílio Oliveira 1 e Karla Patrícia de Oliveira Luna 2 | ||
(1. Depto. de Biologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.; 2. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.) | ||
INTRODUÇÃO:
A espécie Homo sapiens desencadeia graves problemas ambientais tais como: o crescimento populacional descontrolado, o consumismo e o desperdício de recursos naturais exemplificam uma relação parasito hospedeiro. O atual desenvolvimento propõe um modelo predatório acarretando uma exploração desordenada dos recursos não-renováveis, sendo grande parte inutilizados. A produção de resíduos sólidos destaca-se como uma das principais formas de desperdício dos recursos naturais, os interesses econômicos que visam apenas o lucro aliado a falta de informação, revela uma percepção ambiental imaginária que não retrata a realidade. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Supletivo Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rego localizada no entorno de uma comunidade carente da cidade de Campina Grande/PB, apresenta diversos problemas ambientais, constatando-se que o mau acondicionamento dos resíduos sólidos é o principal agravante. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo identificar a percepção ambiental dos educandos e educandas para posteriormente construir estratégias de sensibilização utilizando-se da Educação Ambiental como instrumento de modificação e contribuindo para amenizar os impactos ambientais negativos causados a comunidade. |
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METODOLOGIA:
O respectivo trabalho compreende uma pesquisa participante, em que os pesquisadores trabalham em conjunto com o grupo a ser pesquisado, foi realizada no período de agosto a dezembro de 2004, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Supletivo Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rego. A temática dos resíduos sólidos foi exposta oralmente de forma criativa, lúdica e dinâmica constantemente, utilizou-se cartazes demonstrando a permanência de cada resíduo no ambiente, propiciando um debate sobre o tema. Foram exibidas quatro latas de dimensões 12cm X 10cm de diâmetro caracterizadas pela respectiva cor do resíduo no processo de coleta seletiva (azul - papel; verde - vidro; vermelho - plástico; marrom - matéria orgânica),em conjunto com três potes plásticos de 11,5cm X 8cm contendo matéria orgânica; decompositores que participam do processo de ciclagem da matéria; adubo orgânico respectivamente. Proporcionando identificar cada resíduo produzido na escola e possibilitando afirmar qual seria a forma correta de seleção e destinação. Um jogo de perguntas e respostas envolveu dois grupos entre educandos e educandas, cada grupo elaborava questionamentos em papéis para o grupo adversário, essas questões foram colocadas dentro de bolas de assopro, um representante de cada grupo enchia a bola até estourar conduzindo a pergunta aos demais participantes. Avaliou-se qual grupo melhor conceituou as respostas e demonstrou interesse em destinar os resíduos de borracha produzidos. |
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RESULTADOS:
Os resultados demonstram que os educandos e educandas apresentaram pouco conhecimento sobre a temática relatando que não possuíam acesso a informações. No jogo de perguntas e respostas as questões elaboradas pelos grupos foram: O que são resíduos sólidos?; O que é matéria orgânica?; Como é feita a decomposição do material orgânico?; O que é compostagem?; O que é coleta seletiva?; Quais os problemas causados pelo lixo?; Em forma de debate prováveis respostas foram encontradas. Os grupos 1 e 2 conceituaram que resíduos sólidos é "lixo", matéria orgânica seria "restos de alimentos", o processo de decomposição era "restos de comidas podres", sobre compostagem "nunca ouvimos falar dessa palavra", já na coleta seletiva disseram que era separar o "lixo em baldes", os problemas citaram "as doenças e bichos que não prestam para o homem", os resíduos de borracha só o grupo 1 demonstrou preocupação em colocá-los no lixeiro. Com a dinâmica sentimos que informações foram absorvidas pelos educandos e educandas, mas como já era de nosso conhecimento o processo de sensibilização tem que ser vivenciado e não apenas demonstrado. |
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CONCLUSÕES:
Contudo, a falta de atividades similares, de interesse e de compromisso dos educadores e educadoras de motivarem o trabalho de Educação Ambiental de forma interdisciplinar e principalmente o acesso restrito as informações, são alguns dos problemas encontrados, as estratégias de sensibilização devem ser traçadas e a instrumentalização da Educação Ambiental de forma contínua e permanente torna-se necessário para a diminuição dos problemas ambientais enfrentados pela a comunidade e uma sustentabilidade escolar. |
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Palavras-chave: Percepção; Educação Ambiental; Interdisciplinar. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |