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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana | ||
A INSERÇÃO DO CEARÁ NOS CIRCUITOS MUNDIAIS: O PORTO DO PECÉM | ||
Francisca Gonçalves Batista 1 (biabb10@hotmail.com) e Luiz Cruz Lima 1 | ||
(1. Universidade Estadual do Ceará - UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
Nesse trabalho procuraremos enfocar o porto como componente de elevada importância para os fluxos atuais, destacando-o como fundamental para o novo formato da produção desintegrada. Duas bases técnicas se estabelecem para isso: primeiro instalações dos grandes pontos de intercâmbios; segundo, viabilização da rapidez do envio de produtos ou bens materiais. Os grandes navios com suas estações bem qualificadas e a conteinerização viabilizam a rapidez do tempo curto (velocidade da carga e descarga dos navios) na aproximação dos espaços para integrar a produção desintegrada. Manter esses dois sistemas no processo evolutivo requer maior densidade da tecnificação do território (implantação de logística de transporte, agropolos e tecnopolos, distritos industriais) com o fim de absorver a capacidade produtiva das atividades industriais e agropastoris. A vinculação desse conjunto de produção e transporte sintetiza-se na conteinerização. A outra dimensão refere-se às dimensões dos oceanos bordejados de pontos de vinculação com os grandes territórios produtivos. A trama desses pontos é concretizada pelo sistema de embarcações com capacidade de fluxo de acordo com as demandas mundiais. Dessa maneira, o objetivo principal desse trabalho é identificar como esse porto se insere na reorganização do território cearense frente aos novos ditames da economia (globalização). Com isso, percebemos que o território adquire nova definição com o intuito de atender a dinâmica da atividade portuária atual. |
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METODOLOGIA:
Primeiramente, fez-se um levantamento do referencial teórico para subsidiar o tema, posteriormente recorremos aos órgãos governamentais, os documentos oficiais com o intuito compreendermos a dimensão e a complexidade da obra. Outros dados subsidiaram a elaboração de componentes cartográfica. Outro destaque foi a busca de trabalhos acadêmicos com temas correlacionados. Feito um levantamento dessa documentação, tivemos uma dimensão das estratégias políticas voltadas para a implementação de investimentos no Estado. |
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RESULTADOS:
Os novos territórios produtivos que almejam se integrar na produção e no consumo globalizados acatam as ordens da nova organização do mundo. Isso vem ocorrendo no Nordeste brasileiro, com a instalação de múltiplos territórios produtivos, mas armados de sistemas técnicos capazes de inseri-los no mundo moderno, como é o caso do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, novo objeto geográfico criado no século XXI, pelo Estado. |
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CONCLUSÕES:
Os grandes projetos estruturantes – portos, aeroportos, ferrovias são elaborados para facilitar os fluxos das empresas, desmistificando o discurso oficial, em que se propaga o desenvolvimento regional e local. O estudo do porto do Pecém nos revela essa realidade, à medida que se configura numa estrutura moderna, com equipamentos tecnológicos de última geração, com pouca utilização de mão-de-obra local, atendendo com presteza a velocidade dos fluxos. Ademais, trata-se de um porto afastado da cidade, em que o equipamento torna-se um objeto fora da vida social. Para a população, o porto é um objeto isolado à vila, uma vez que não se tem acesso e oportunidade de trabalho. |
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Instituição de fomento: CAPES | ||
Palavras-chave: Sistema portuário; Porto do Pecém; território produtivo. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |