IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL DO COGUMELO Pleurotus spp EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE HERBICIDA PADRON.
Bruno Corrêa de Menezes 1 (menezes_bruno@yahoo.com.br), Paulo Henrique de Oliveira Araújo 1 e Regina Helena Marino 1
(1. Departamento de Engenharia Agronômica, UFS - SE)
INTRODUÇÃO:
O estudo sobre biorremediações vem sido intensificado nos últimos anos, principalmente utilizando basidiomicetos.Os basidiomicetos tem se destacado nos processos de biorremediação devido a produção de enzimas que degradam os compostos sintéticos tóxicos, tais como oxidases, dehidrogenases e lignolíticas.Na literatura o cogumelo Pleurotus ostreatus tem sido relatado como um eficiente degradador de compostos como pireno, antraceno, fluoreno e dibenzotiofeno que são compostos policíclicos aromáticos, considerados contaminantes ambientais e bastante persistentes no solo, trazendo riscos à saúde humana.
METODOLOGIA:
Foram testados quatro isolados de Pleurotus spp: EF 60 (Pleurotus ostreatus); POS B (Pleurotus ostreatus); P 98/01 (Pleurotus pulmonarius) e POS SP5 (Pleurotus spp), em meio de cultura à base de batata-dextrose-ágar (BDA), com 0, 1000, 2000 e 4000 ppm do herbicida Padron; com três repetições por tratamento. A incubação foi realizada à temperatura entre 28 e 30o C. Os parâmetros analisados foram: crescimento radial (cm), velocidade de crescimento micelial (cm.dia -1) e a formação de halo (indicativo de ação enzimática).
RESULTADOS:
O aumento da concentração do herbicida Padron influenciou negativamente o crescimento de todos os isolados de Pleurotus testados, em relação à testemunha (0ppm), sendo que o isolado EF 60 foi o que apresentou maior redução do crescimento micelial em todas as concentrações. Os isolados POS B e POS SP5 houve uma formação de halo (círculo com descoloração do meio de cultura) e sem crescimento micelial, provavelmente devido a ação de enzimas, que será analisado no futuro.
CONCLUSÕES:
Concluiu - se que alguns isolados do Pleurotus spp podem representar uma alternativa para biorremediação, já que com os resultados foi observado a degradação do herbicida Padron.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado de Sergipe(FAP-SE) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Biotecnologia; Biorremediação; Degradação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005