IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
A ABORDAGEM DA ESCOLHA PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UMA AÇÃO INTEGRADA DOS GRUPOS PET DO CEARÁ.
Sandro Thomaz Gouveia 1 (stgouveia@uol.com.br), Veriana de Fátima Rodrigues Colaço 2, Luziana da Silva Lima 3, Ana Aracely LimaSantos 4, José Auricélio Gois Lima 5, Camila Dutra dos Santos 6, Diego Gadelha de Almeida 7, Luiz Antonio Araújo 8 e Denise da Silva Pereira 8
(1. Departamento de Química Industrial,Universidade Federal do Ceará-UFC; 2. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Ceará-UFC; 3. Departamento de Fundamentos da Educação-UFC; 4. Departamento de Teoria Econômica- UFC; 5. Departamento de Geografia,Universidade Federal do Ceará-UFC; 6. Departamento de Geografia,Universidade Estadual doCeará-UECE; 7. Departamento de Geografia,Universidade Estadual do Ceará-UECE; 8. Departamento de Geografia,Universidade Estadual do Ceará-UECE; 9. Departamento de Geografia,Universidade Estadual do Ceará-UECE)
INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial – PET no Ceará reúne um total de 22 (vinte e dois) grupos, dos quais 17 (dezessete) estão inseridos em diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC e 5 (cinco) em cursos da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Esses grupos buscam a sua articulação através de um movimento denominado INTERPET, o qual congrega bolsistas e tutores de todos os grupos que se reúnem regularmente com a finalidade de possibilitar um processo de integração e o desenvolvimento de ações conjuntas, vinculadas aos objetivos e metas gerais do Programa. No ano de 2004, uma principal atividade que congregou a maioria dos grupos PET do Ceará foi a Feira das Profissões. Esta proposta de trabalho surgiu a partir das dificuldades que muitos estudantes da rede pública de ensino enfrentam para decidir sua profissão, como desconhecimento acerca do mercado de trabalho, das atividades profissionais, dentre outros. Este projeto tem como objetivo levar aos estudantes do ensino médio uma ampla visão dos cursos superiores, bem como da vida universitária, propiciando assim um maior discernimento destes no momento em que deverão optar pelo seu futuro profissional. Sendo assim, o objetivo central deste painel é socializar e oportunizar o debate com a comunidade científica desta ação do Programa, que se constitui não apenas como atividade de extensão e ensino, mas que tem um caráter de construção de conhecimento para os que nela se envolvem.
METODOLOGIA:
A metodologia do trabalho consiste em realizar uma exposição nas escolas públicas sobre as profissões de modo interativo. Participaram os 22 grupos PET da UFC e UECE e alguns Centros Acadêmicos que representam os cursos que não possuem grupos PET e aderiram voluntariamente ao projeto da Feira das Profissões. Cada grupo é responsável em desenvolver sua proposta de apresentação de maneira que seja interativa, dinâmica e didática. As escolas assistidas foram da rede pública estadual e municipal, localizadas na região metropolitana de Fortaleza e cadastradas no CREDE 21, além de cursos pré-vestibulares mantidos por instituições públicas como Universidades e Prefeitura. O evento, de maneira geral, é administrado pelos grupos que são também encarregados de contatar as escolas e fazer as escolhas de instalações. Em geral a duração do evento é de um período e deve ser compatível com a demanda da escola e disponibilidade dos alunos. Durante a realização do evento é feita uma averiguação através de um questionário aos estudantes com objetivo de obter uma avaliação crítica desta atividade.
RESULTADOS:
A Feira das Profissões tem despertado nos alunos a diversidade de opções profissionais que podem ser feitas, além de trazer a Universidade para junto da sociedade. As informações configuram-se como importante subsídio para o processo de escolha profissional de estudantes que almejam a realização de um curso superior. Em geral existe uma idealização acerca dos cursos e das profissões equivalentes com supervalorização, desqualificação de algumas áreas e desinformação dos campos de atuação e especialização de cada profissão. O grupo PET contou com o apoio das escolas que sediaram os eventos, com mobilização dos professores e do pessoal técnico-administrativo. Dentre as feiras realizadas, que foram seis ao longo de um ano de atividades, pode-se destacar uma realizada no município de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, na qual a prefeitura se mobilizou de maneira a organizar as visitas de diversas escolas ao local subsidiando com transporte e refeição. Este apoio logístico foi importante na divulgação e mobilização, ressaltando a necessidade de parcerias deste tipo entre universidade e poder público. A faixa etária atingida nas escolas foi de 16 a 26 anos sendo que 30% destes estudantes indicaram indecisão quanto à escolha profissional. Em geral eles destacaram que as fontes de informações profissionais que dispõem são a escola, os amigos, os livros e familiares, em alguns casos, isto pode ser um fator restritivo quanto ao conhecimento das profissões existentes.
CONCLUSÕES:
De uma maneira geral percebe-se que os conflitos frente a essa escolha são intensos e um dos aspectos que auxilia na elaboração dos mesmos é uma compreensão mais próxima e adequada dos cursos que aparecem como opção de escolha. Este aspecto se torna mais grave na escola pública pelo fato de não se oportunizar com freqüência um trabalho de orientação profissional que possa auxiliar os alunos em sua decisão do curso a seguir. A realização da Feira das Profissões se revelou, portanto, como uma ação significativa dos grupos PET, a qual proporcionou uma ampla divulgação dos cursos de graduação das duas universidades e gerou uma rica discussão entre os alunos do Ensino Médio e os bolsistas do Programa. Esta atividade também foi importante para os bolsistas devido ao contato com o ambiente de ensino fundamental e médio, além de melhorar o próprio conhecimento técnico de sua futura profissão, funcionamento da instituição na qual está vinculada e fortalecimento do caráter didático-pedagógico que esta atividade representa. Embora esta iniciativa tenha surgido espontaneamente pelos grupos PET, percebe-se o interesse das instituições envolvidas em institucionalizar esta atividade tornando-a permanente e com um caráter formal, o que ampliaria a abrangência dos interessados por esta atividade, principalmente para as escolas dos municípios localizados fora da região metropolitana que são totalmente carentes destas informações.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Feira das Profissões; Grupos PET; Informações profissionais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005