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F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica | ||
SABERES E PRÁTICAS ADOTADAS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFROMAÇÃO SOB OS PRESSUPOSTOS DO PROGRAMA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. | ||
Gerlandy Leão da Silva 1 (gerlandyl@yahoo.com.br), Aldinar Martins Botenttuit 2, César Augusto Castro 3 e Roosewelt Lins Silva 4 | ||
(1. Dep. Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 2. Dep. Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 3. Dep. Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 4. Mestrado Ciência da Computação, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.) | ||
INTRODUÇÃO:
Investigação sobre o processo educativo nas escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Brasil, tendo como referência o Programa Sociedade da Informação: Livro Verde. Nesta sociedade a educação assume um papel singular por possibilitar a construção de cidadãos. A característica dessa sociedade é democratização do uso das tecnologias de informação e comunicação. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender com base no Livro Verde, os saberes e as práticas adotadas na educação do profissional da informação que contribuam na sua inserção na sociedade da informação. Considerando-se as múltiplas indagações e respostas, pela complexidade da temática, elegeram-se alguns eixos investigativos, que surgiram da análise do Livro Verde, a saber: Concepção de sociedade adotada pelo curso, autores que sustentam essas concepções, o perfil a ser formado pelo curso com base em cinco competências, gerencial, tecnológica, investigativa, político-social, e técnica. Esses eixos facilitaram a compreensão sobre a preocupação do curso em formar profissionais aptos atuarem na sociedade, no mercado de trabalho e na construção da cidadania. |
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METODOLOGIA:
Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa envolveu duas frentes de trabalho: primeiro os de caráter bibliográfico (livros, artigos e teses) e documental (ementas de disciplinas). Centrou-se em literatura que trata do problema-foco de investigação e, principalmente, na análise do Programa Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. A segunda etapa constituiu-se em entrevistas estruturadas cujos sujeitos foram os gestores das escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. Além das entrevistas foi solicitado aos cursos que enviassem as ementas e currículos das disciplinas para facilitar a análise através da comparação. A equipe de trabalho contou com um orientador doutor, um a professora mestra, um bolsista do PIBIC/CNPq e uma bolsista do PET/SESu/UFMA. O presente trabalhou foi desenvolvido no período de agosto de 2003 a agosto de 2004. |
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RESULTADOS:
Após a análise do Livro Verde elaborou-se e enviou-se às escolas o instrumento de coleta de dados. Das 24 escolas que o receberam apenas seis responderam até o fechamento da pesquisa. Assim, as escolas analisadas foram: Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Universidade de Brasília- UnB, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-MG, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Universidade Estadual de Londrina- UEL e Universidade Federal do Maranhão- UFMA. O autor mais citado para sustentar a concepção de sociedade da informação foi Manuel Castells. Todas as escolas citaram a tecnologia como uma concepção de sociedade da informação. O perfil do profissional a ser formado pelas escolas foi apresentado pelos gestores, depois de terem sido transformadas segundo as competências pré-estabelecidas, como: UFAL-técnica, político-social, gerencial; UnB- tecnologia, investigativa, político-social; UEL- técnica, investigativa, técnica; PUC/MG- tecnologia, investigativa, técnica; UFPE- tecnologia, técnica e UFMA- político-social, gerencial e investigativa. Fazendo uma comparação com a maioria das disciplinas oferecidas por cada escola segundo as competências têm-se: UFAL- 6 político –sociais, 3 investigativas e 3 gerenciais; UnB- 4 político-sociais e 4 investigativas; UEL- 3 investigativas e 3 gerenciais; PUC/MG- 5 tecnológicas, 4 investigativas e 3 político-sociais; UFMA- 4 político-sociais, 3 investigativas e 5 gerenciais. Tais dados foram importantes para análise. |
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CONCLUSÕES:
As escolas têm concepções parecidas de Sociedade da Informação, no entanto as diferenças curriculares estão presentes. Estas privilegiam certas competências, apresentando em média três das cinco propostas.Comparando as respostas dos gestores com o currículo do curso, percebe-se que estão condizentes com o apresentado, exceção para uma escola que cita uma competência como perfil a ser formado, no entanto só oferece uma disciplina, do mesmo modo que não foi citada uma competência na qual essa mesma escola oferece três disciplinas. Observa-se que as regiões sul e sudeste privilegiam as competências tecnológicas enquanto a região nordeste o político-social e investigativo. Os resultados mostram a necessidade das escolas no Brasil procurarem se enquadrar nessa sociedade que exige pessoas capacitadas para atuarem em meio ao surgimento de tecnologias e aos problemas sociais advindos com ele. Embora as escolas admitam procurarem incluir-se neste modelo, verifica-se que os currículos ainda não estão completos com base no Livro Verde. Com este estudo pretende-se dar retomada à mudança curricular através do Projeto Político Pedagógico- PPP da Universidade Federal do Maranhão, procurando adequar suas disciplinas às necessidades que surgiram, a fim de colaborar com a construção de uma verdadeira Sociedade da Informação no Brasil. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Sociedade; Informação; Educação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |