|
||
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria | ||
AS EXPECTATIVAS DO TURISTA EM RELAÇÃO AO REGGAE DA ILHA DE SÃO LUÍS | ||
Thalisse Ramos de Sousa 1 (thalisseramos@yahoo.com.br), José Ribamar Costa Filho 1, José Guilherme Guimarães dos santos Filho 1, Leonardo Costa Brito 1, Gisele Alves Monte 2, Luciana Luisa Chaves Castro 1, Maria do Socorro Araújo 1 e Carlos Benedito da Silva 1 | ||
(1. Departamento de História, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 2. Departamento de Turismo, Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA) | ||
INTRODUÇÃO:
São Luís, a capital do Estado do Maranhão, possui um vasto e denso legado cultural, que atualmente é divulgado como um dos mais importantes atrativos turísticos da cidade. São inúmeras lendas, danças e ritmos que compõe esse mosaico cultural. Entre tantas manifestações, encontramos o reggae, ritmo vindo da Jamaica, absorvido por parte dos ludovicenses de forma tão intensa e encantadora que rendeu a São Luís, o título de “capital do reggae”, ou se preferir, Jamaica brasileira. A repercussão desse pseudônimo tem refletido na atividade turística, já que os visitantes em geral, criam uma série de especulações a respeito da cultura do reggae na capital maranhense. Assim, nos ocupamos em estudar quais as expectativas do turista em relação ao reggae da ilha de São Luís.Trata-se de uma temática pioneira, que além de contribuir para ampliação dos estudos a respeito do reggae ludovicense, também revela seu potencial quanto atrativo turístico, capaz de incrementar o destino econômico de São Luís. Outro aspecto a considerar, é o fato da projeção do reggae, dar visibilidade a uma minoria social, constituída por negros e mestiços freqüentadores assíduos das festas. |
||
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada neste trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como embasamento teórico fundamental optamos pela literatura de Albuquerque (1997), Silva (1995), White (1999), Barreto (2001), Castelli (2001), Cunha (1997) entre outros autores, além de revistas e sites capazes de contribuir na edificação de um referencial teórico. No que diz respeito à abordagem de campo foram ouvidos 105 turistas, de forma aleatória, através da técnica de entrevistas. |
||
RESULTADOS:
Através da pesquisa bibliográfica foi possível resgatar considerações históricas importantes sobre a origem do reggae na Jamaica, no Brasil e no Maranhão e assim obter explicações a respeito do título Jamaica Brasileira. Também, percebeu-se que apesar de geograficamente distantes, Kingston e São Luís, apresentam semelhanças no plano social, econômico e cultural, sendo constatado reflexos do reggae jamaicano no reggae ludovicense, transformando São Luís numa extensão da Jamaica. Já a pesquisa de campo demonstra a opinião dos turistas, indicando estatísticas essenciais para este estudo, tais como: 63% do universo utilizado são turistas de lazer, 71% dos entrevistados já tinham ouvido falar do reggae da capital maranhense, dentre esse grupo, 80% obtiveram a informação de que o reggae é bem difundido entre a população local e 74% afirmaram não ter tido suas expectativas correspondidas em relação ao ritmo. Dentre a mostra escolhida, 76% não tiveram contato algum com o reggae local, sendo que, 84% afirmaram ter interesse em conhecer um pouco mais o ritmo. A partir desses dados, podemos tecer considerações importantes sobre as relações entre o reggae de São Luís e a atividade turística. |
||
CONCLUSÕES:
Consideramos, que a divulgação de São Luís como Jamaica Brasileira, ou Capital do Reggae projeta uma imagem distinta da realidade do reggae ludovicense, gerando falsas expectativas e algumas decepções nas pessoas que são atingidas por essa propaganda, pois a mídia não informa que o reggae de São Luís é uma cultura do gueto, restrita na maioria das vezes, aos negros da periferia da cidade, sendo ainda discriminada por várias camadas da sociedade local.Apesar disso, constatamos que o reggae de São Luís desperta interesse em vários visitantes, tem um grande potencial de atratividade turística e apresenta-se como um elemento cultural promissor para o turismo de São Luís. |
||
Instituição de fomento: Universidade federal do Maranhão | ||
Palavras-chave: Turista; Expectativa; Reggae. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |