IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O PEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES ORGANIZACIONAIS
Manoel Gomes dos Santos Junior 1 (gomesmpb@hotmail.com) e Francisco Leonardo Gomes 2
(1. MBA Executivo, Faculdade Integrada do Ceará - FIC; 2. Departamento de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho analisa a atuação do pedagogo nas instituições organizacionais identificando a atuação do pedagogo além da prática em sala de aula, ou seja, o trabalho deste profissional nas empresas, realizando atividades na área de treinamento e desenvolvimento - T & D profissional e humano, como um colaborador inserido na área de recursos humanos - RH, buscando o desenvolvimento e formação continuada do funcionário, diante de uma gestão de conhecimentos e saberes, a qual é planejada, coordenada e trabalhada por este profissional. Portanto esta atuação pedagógica se torna um diferencial importante de competitividade de mercado para as instituições organizacionais. Assim, também, procuramos nesta pesquisa examinar o que faz do pedagogo um profissional diferenciado dos demais, quer seja na área educacional ou em outro mercado de trabalho. Visto que este profissional trabalha a ação pedagógica (pensamento, atuação, construção de conhecimento e saber), a partir da compreensão das múltiplas e complexas relações dos processos de ensino-aprendizagem, buscando um maior desenvolvimento na área organizacional das empresas.
METODOLOGIA:
O interesse na referida pesquisa se deu a partir da motivação de identificarmos, através do trabalho nos setores de RH, recursos metodológicos, didáticos e pedagógicos, os quais eram utilizados fora de um contexto escolar, mas com propósitos profissionais de formação de “multiplicadores”, em programas de educação continuada e formação em serviço. A metodologia foi desenvolvida através de entrevistas e questionários, objetivando: identificar a função do profissional de recursos humanos nas instituições organizacionais; analisar como o pedagogo pode contribuir para o desenvolvimento das instituições organizacionais a partir da área de RH; estudar quais são as habilidades, saberes e conhecimentos relevantes para o pedagogo atuar nas instituições e identificar quais os recursos didáticos que são mais funcionais dentro do processo de ensino-aprendizagem. Implicando deste modo em uma pesquisa de campo que se deu em várias empresas, mantendo um contato direto e constante entre nós pesquisadores e os sujeitos participantes, obedecendo e respeitando o contexto socioeconômico e de trabalho destes, bem como, suas aspirações e ansiedades profissionais, tais como: expectativas e perspectivas quanto ao mercado de trabalho e a pedagogia; contratação e estabilidade na empresa; o cotidiano de trabalho na empresa; carreira profissional e alguns diferenciais que o saber pedagógico lhes poderia propiciar dentro da empresa.
RESULTADOS:
A partir da análise dos dados, foi constatado que o pedagogo é apto a atuar na área de RH em instituições organizacionais, principalmente, quando domina alguma técnica e a associa a um trabalho conjunto com a pedagogia na solução de novas possibilidades a serem seguidas dentro de uma ótica empresarial. Seja trabalhando na área de T & D ou em Universidades Coorporativas -UC, realizando atividades que aperfeiçoem a postura comportamental e operacional do funcionário na empresa. Estas empresas possuem, em sua maioria, objetivos específicos, como: metas, missões e valores, em que estes objetivos são trabalhados através de etapas, entre as quais é estabelecido um cronograma de trabalho específico, com público alvo, através de dinâmicas de grupo, metodologias de ensino-aprendizagem, interfaces de treinamento de acordo com cultura organizacional das instituições. Destarte, neste trabalho foi identificado que o pedagogo atua na construção e/ou mudança da cultura organizacional como um gestor de conhecimentos, gerindo diferenciais de trabalho fundamentais para prosperidade organizacional.
CONCLUSÕES:
Concluímos que a maioria das contratações de pedagogos nas instituições organizacionais não se deu pela sua competência pedagógica, mas por outra atribuição profissional, a qual inicialmente foi responsável pela sua admissão, porém, relegada em segundo plano, passando as qualidades pedagógicas a serem mais relevantes e prioritárias para garantia e manutenção do seu emprego. Deste modo a abordagem feita no âmbito da atuação de T & D profissional e humano nas instituições organizacionais, serve para exemplificar de forma mais fácil a sua atuação além da sala de aula, pois foi constatado durante a pesquisa de campo que o pedagogo possui capacidade para desenvolver trabalhos no setor de RH das empresas. Diante dessa realidade, foi percebida a necessidade de mudanças nos currículos das instituições de ensino superior - IES que possuem cursos de pedagogia, pois salvo algumas exceções, a maioria destas universidades e faculdades, não estão preparadas para absorver esta recente área de conhecimento, dessa maneira as IES não estão capacitando o pedagogo para trabalharem nas instituições organizacionais. Este é um consenso entre todos os pedagogos que fizeram parte desta pesquisa. As disciplinas precisam atender a essa nova realidade de mercado identificado e pouco explorado.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Pedagogo; Instituição; Organizacional.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005