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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil | ||
O BRINCAR NAS ATIVIDADES DE ENSINO DA EDUCACAO INFANTIL | ||
Eveline Teresa de L. Florencio 1 (evelineteresa_2@hotmail.com) e Maria Emília Lins e Silva 2 | ||
(1. Pós-graduanda/Departamento de Educação/FAFICA; 2. Doutora do Centro de Educação/Universidade Federal de Pernambuco/UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o lugar que ocupa as atividades lúdicas no planejamento das atividades de ensino para um grupo de professoras da Educação Infantil. Buscamos ainda conhecer as concepções das professoras em relação ao lúdico e identificar os critérios adotados na escolha das atividades lúdicas que orientam o trabalho docente, possibilitando compreender os objetivos e as finalidades quanto ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças. Estudos tem evidenciado que a criança pode beneficiar-se quando tem a possibilidade de viver em um ambiente educacional que lhe ofereça a oportunidade de manipular espontaneamente materiais adequados para o seu desenvolvimento. (KISHIMOTO, 1998; YAMAMOTO E CARVALHO, 2002). |
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METODOLOGIA:
No presente trabalho, foram entrevistadas cinco professoras da educação infantil de duas escolas da rede municipal de Caruaru. As entrevistas centraram-se nas percepções e opiniões acerca dos critérios na escolha da atividades lúdicas que orientam o trabalho na educação infantil. A escolha das escolas, como campo de estudo empírico, se deu em função do convívio e proximidade da pesquisadora com as instituições de ensino. Além de constituir uma contribuição no sentido de ampliar o conhecimento acerca dos motivos que orientam as escolhas docentes, este estudo reconhece a importância de refletir sobre essas escolhas relacionando-as à aprendizagem da própria criança, destinatária principal dos projetos didáticos desenvolvidos na pré-escola. |
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RESULTADOS:
No que se refere a escolha dos jogos e brincadeiras, as professoras evidenciaram uma diversidade de critérios na seleção das atividades lúdicas, compreendendo desde a preferência das crianças a determinados jogos até a adequação aos conteúdos de ensino que orientam o planejamento escolar. A adequação das situações lúdicas considerando o nível sócio-cognitivo das crianças, as habilidades e competências exigidas na execução das atividades e o trabalho de socialização nas situações de brincadeiras e jogos integra o conjunto das interpretações acerca da ludicidade no pensar das docentes. As estratégias nas escolhas das várias situações lúdicas em sala de aula se orienta pelo prazer da brincadeira na interação com a criança, sendo definido ainda em consonância com os conteúdos de ensino integrado ao seu mundo. A importância do brincar, dos jogos e da brincadeira surgiu nos depoimentos das professoras como elemento que auxilia a aprendizagem, facilitando o processo de aquisição do conhecimento nas diferentes áreas do saber. Para a maioria das professoras, os jogos contribuem para estimular o raciocínio e promover a convivência coletiva entre os alunos. |
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CONCLUSÕES:
Esses resultados confirmam, portanto, a importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem, destacando a necessidade de introduzir a brincadeira, de modo prazeroso, ampliando a capacidade de agir com autonomia e de modo ativo no cotidiano da Pré-escola. Cabe ao professor promover situações lúdicas, despertando a imaginação e autonomia da criança, valorizando formas de ensinar que estimulem a leitura de mundo a partir das experiências infantis. |
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Palavras-chave: brincadeira na escola; educação infantil; prática pedagógica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |