IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
DISLIPIDEMIA E OUTROS FATORES DE RISCO PARA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA EM FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO MECÂNICA EM SÃO LUÍS-MA
Leopoldo Muniz da Silva 1, José Mário de Menezes Filho 1, Karla Esther Oliveira Abreu 1, Giselle Cristina dos Santos Almeida 1, Carine de Oliveira Vieira 1, Plinio da Cunha Leal 1, Germana Viana Gomes 1, Leonardo Bezerra Maciel 1, Daniele Soares Veras 1 e Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento 1
(1. Departamento de patologia, Universidade federal do Maranhão-UFMA)
INTRODUÇÃO:
Estudo analítico prospectivo realizado no mês de março e abril de 2004 em uma empresa de manutenção em mecânica em São Luís-MA, objetivando analisar a frequência de dislipidemia e demais fatores de risco para doença arterial coronariana (DAC)
METODOLOGIA:
Foram analisados 136 indivíduos cuja faixa etária predominante foi dos 31 a 35 anos (23,5%), sexo masculino (91,2%).
RESULTADOS:
Foram classificados como dislipidêmicos 38 indivíduos (27,9%). O tipo de dislipidemia predominante segundo classificação laboratorial foi do tipo hipercolesterolemia isolada (34,20%). Outros fatores de risco para doenças coronarianas foram observados, dentre eles, sedentarismo ( 58,8% ), tabagismo (14,7%), história familiar de doença arterial coronariana (7,4%), Hipertensão arterial sistêmica ( 4,4%) e Diabetes mellitus (0,7%), sendo todos mais frequentes no grupo de pacientes com dislipidemia. Quanto ao índice de Massa corpórea (IMC), observou-se que a maioria dos indivíduos analisados apresentou IMC < 25 (55,1%), com média de 24,88. O IMC quando dividido em normal, sobrepeso e obeso apresentou relação estatisticamente significante em relação à dislipidemia (p=0,0004). A prática de atividade física mostrou-se associada à niveis séricos mais elevados de HDL-c (p=0,000).
CONCLUSÕES:
O conhecimento da freqüência de dislipidemia e outros fatores de risco para DAC na medicina do trabalho permite atuar de forma mais eficaz, visando implementar medidas de prevenção e controle adequada às necessidades deste grupo de indivíduos.
Palavras-chave:  dislipidemia; fatores de risco; coronariana.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005