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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E A CRITICA MARXISTA: PARA ONDE APONTA O CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE?
Fabiano Geraldo Barbosa 1, 2 (fa_gb@yahoo.com.br), Maria Susana Vasconcelos Jimenez 1, 2, Ruth maria de Paula Gonçalves 1, 2, Rebeca Baia Sindeaux 1, 2, Joana Moura Ponte 1, 2, Emanuela da Siva Severino 1, 2, Laurinete Paiva Gonçalves 1, 2, Luis Adriano Soares Barbosa 2, Maria Zilmar Gondim 1, 2 e Rosangela Ribeiro d a Silva 1, 2
(1. CENTRO DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE; 2. INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO MOVIMENTO OPERÁRIO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE)
INTRODUÇÃO:
A apresentação refere-se a uma investigação desenvolvida no contexto do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e
Luta de Classes, do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO,/UECE, em torno da docência no
contexto das relações entre trabalho e educação. Focalizando, de forma crítica, a atual política de formação do
professor orientada pela supremacia dos interesses do mercado e buscando desvelar o sentido filosófico-político
embutido nos paradigmas hoje hegemônicos no campo da formação do educador, dentre outras dimensões que cercam
a problemática, a pesquisa pretende contribuir para que a formação docente venha pautar-se por uma perspectiva
teórica que permita o reconhecimento das profundas conexões entre a prática educativa e a materialidade
histórico-social. Dois desdobramentos da referida pesquisa são aqui contempladas. O primeiro buscou definir os eixos
filosóficos e sócio-políticos que norteiam a formação do educador, no espaço do Curso de Pedagogia, tomando como
referência central, a aproximação ou o distanciamento quanto a uma perspectiva educacional informada pela crítica
marxista. O segundo objetivou avaliar mais diretamente com que intensidade e em que perspectiva o referencial
marxista visitaria o processo formativo dos futuros pedagogos. Ambos os estudos elegeram como locus específico de
análise, o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
METODOLOGIA:
No primeiro caso, alcançou-se uma amostra de 36% (22 sujeitos), do total de 61 professores que, à época, compunham
o quadro docente responsável pelo desenvolvimento do Curso, através de um questionário que solicitava,
fundamentalmente, que o professor apontasse numa listagem de vinte formulações, aquelas que corresponderiam aos
principais eixos norteadores do Curso de Pedagogia. O segundo estudo lançou mão do exame do programa de uma
amostra de disciplinas ofertadas no Curso. Do total das 52 disciplinas que compõem o Curso de Pedagogia daquela
Instituição - 39 obrigatórias e 13 optativas - foi analisada uma amostra de 10 das obrigatórias e 2 das optativas. Em
seguida, buscou-se entrevistar os professores responsáveis pelas disciplinas, em cujos programas, foram
identificados elementos vinculados à contribuição de Marx e do marxismo, entrevistando-se cinco professores.
RESULTADOS:
A julgar pelo testemunho prestado pelos professores entrevistados, a formação do professor crítico-reflexivo seria o eixo
norteador por excelência do Curso de Pedagogia, nomeado como tal pela maioria dos entrevistados (57% do total).
Enquanto a alternativa referente à reflexão sobre o papel da educação na sociedade capitalista fez jus a um índice
significativo de indicações (38% do total de menções), a análise das questões sócio-educacionais na perspectiva do
socialismo; ou a formação da consciência de classe não foram, em hipótese alguma, assinaladas como possíveis
eixos norteadores do Curso. Quanto ao grau de penetração do marxismo no Curso, constatou-se que, no caso da
maioria das disciplinas da amostra, seriam realizados, em maior ou menor grau, estudos baseados em Marx e/ou no
marxismo, em alguns casos, ainda, oferecendo subsídios sobre Marx e sua obra, ou situando Marx ao lado de outros
pensadores clássicos do campo da filosofia ou da sociologia, porém, apenas uma foi identificada, a partir de seu
programa e do depoimento de seu professor, como fundada, de maneira rigorosamente unitária, na perspectiva do
marxismo. Dois dos professores entrevistados expressaram-se sem reservas sobre o marxismo, admitindo, cada um a
seu modo, fundamentar o desenvolvimento das disciplinas que ministram na leitura marxista da realidade social e da
problemática educacional, enquanto os demais negaram fundamentar no referencial marxista, o estudo dos conteúdos
programáticos das disciplinas que ministram, ainda que seja este em alguma medida ali contemplado.
CONCLUSÕES:
A herança marxista aparece em fragmentos pouco conectados entre si, quando não se somam estes a categorias
pertinentes a perspectivas contrapostos de análise do real. Nesse sentido, empregam-se formulações afinadas com o
campo marxista, porém as unidades do programa ou as indicações bibliográficas não se coadunam com tal orientação;
em outros casos, o referencial marxista apresenta-se numa somatória impossível com os chamados paradigmas
emergentes, os quais cumprem, precisamente, o papel de superar a suposta obsolescência do marxismo. Operam-se,
ainda, dois tipos de cisão, situando-se Marx e o marxismo em campos opostos, tomando o marxismo como dogma; ou,
então, apreciando-se o Marx filósofo, clássico dentre os grandes clássicos, desconsiderando sua condição de teórico
da revolução proletária. Em suma, o marxismo marca presença na formação dos futuros pedagogos formados pela
UECE, de uma maneira rarefeita, contrariando o princípio de unitariedade que marca tal corpus teórico. Esses dados
parecem confirmar-se, no momento em que os professores indicam os eixos norteadores do Curso, donde se pode
concluir que, no contexto do Curso de Pedagogia, a reflexão sobre o lugar da educação na sociedade capitalista, se
efetivamente elaborada, não se acoplaria a uma disposição anti-capitalista, não logrando, nesse sentido, legitimar as
estratégias de luta contra a presente ordem, apontando, assim, para a construção do socialismo, como condição da
emancipação plena dos homens.
Instituição de fomento: FUNCAP; IC-UECE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação do educador; Crítica Marxista; Luta Ideológica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005