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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL-PET: formação ampla na graduação | ||
Maria da Graça M. B. Martin 1 (mgmmartin@terra.com.br) e Izaura H. Kuwabara 1 | ||
(1. Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná - UFPR) | ||
INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial – PET é um programa que visa proporcionar uma formação mais ampla e de qualidade a alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Foi implantado em 1979 pela CAPES, passando a ser coordenado pela SESu/MEC, a partir de 2000. O Programa consiste de grupos de até 12 alunos orientados por um professor tutor, que desenvolvem atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, bem como a discussão de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais. Os grupos têm o compromisso de estimular a melhoria do ensino de graduação, atuando como agentes multiplicadores, interagindo com o corpo discente, docente e com a pós-graduação. Atualmente são 298 grupos distribuídos em 59 universidades em âmbito nacional, independente do regime jurídico da instituição. Independente dos pontos positivos do PET, revelados em avaliações anteriores, a CAPES anunciou a sua desativação em dezembro de 1999. A resistência oferecida pelos integrantes do Programa, logrou apoio da comunidade acadêmica e do Congresso Nacional, revertendo a decisão e garantindo sua existência. Desta maneira, em 2004 o PET completou 25 anos de atividades, mantendo a sua filosofia e objetivos. |
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METODOLOGIA:
O Programa passou por duas avaliações externas, em 1997 e em 1998, encomendadas pela CAPES. Essas avaliações foram quantitativas, baseadas nos resultados práticos da execução das atividades como, por exemplo desempenho acadêmico, tipo e quantidade de atividades desenvolvidas e comparação quantitativa destes dados entre bolsistas PET, bolsistas de Iniciação Científica e alunos não-bolsistas. Este trabalho, analisou o processo de formação dos bolsistas através do método do materialismo histórico dialético. Esta abordagem considera que os sentidos captam partes da realidade de forma caótica e, estas partes, são reduzidas na forma de conceitos ou abstrações simples. A partir daí, as partes são combinadas em uma totalidade de forma articulada. Assim, o Programa é considerado parte de um todo, que é nossa sociedade, com múltiplas interações e relações. As informações para a análise foram obtidas pelo acompanhamento das atividades do grupo PET-Química-UFPR durante o ano de 2004 e a participação no IX Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET) realizado em Cuiabá. |
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RESULTADOS:
As atividades do grupo são pensadas em conjunto e desenvolvidas através da relação dialética entre prática e teoria, desde o seu planejamento até a sua execução. O dia a dia do grupo, sua manutenção, administração e burocracia são fatores de aprendizagem. O planejamento das atividades e o relatório anual realizados pelo grupo, também são discutidos e refletidos em conjunto. O trabalho em conjunto também é desenvolvido nos encontros de grupos PET locais, regionais e no nacional. O Programa propicia ampla formação uma vez que as atividades têm caráter de ensino e extensão, além da pesquisa e, em algumas atividades, a indissocibilidade entre ensino-pesquisa-extensão é claramente evidenciada. As atividades também foram comparadas com a proposta da Política Nacional de Graduação do ForGRAD e verificamos que os grupos já executam muitas das propostas colocadas no documento. A análise do processo de formação mostrou que a forma tutorial, nos moldes do PET, permite que o aluno crie uma relação de interioridade com os seus atos e o seu produto permitindo, desta maneira, melhor conhecer o seu meio, o que contribui para a formação compreendida como práxis humana, porque o aluno é estimulado a pensar as suas ações, o que, além da diversidade de assuntos abordados, propicia a formação ampla. A realidade do PET se apresenta em perpétuo movimento, ocorrendo em dois níveis, a evolução e a transformação, em oposição ao pensamento positivista, que defende um movimento meramente evolucionista. |
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CONCLUSÕES:
Considerar o Programa dentro de um todo que é nossa sociedade, permitiu observar que, dentro da concepção neoliberal e na atual fase do desenvolvimento tecnológico, em que os postos de trabalho para trabalhadores qualificados diminuíram sensívelmente, a pós-graduação já consegue suprir a necessidade de trabalhadores “hábeis” para o mercado de trabalho. Desta forma a qualidade de formação que o PET propicia na graduação representa um movimento contrário às propostas neoliberais para a reforma da educação apresentadas nos últimos anos, justificando-se por isso a tentativa de extingui-lo em 1999 e a baixa prioridade que vem recebendo do MEC desde então. Isto mostra a contradição entre os interesses das classes antagônicas da sociedade capitalista (a classe capitalista e classe dos que vivem do trabalho), refletida na luta pela manutenção do Programa: de um lado, na Reforma do Ensino Superior, proposta pelo Estado, encontramos a tendência para incentivar uma habilitação rápida na graduação, objetivando a formação de maior número de profissionais em menor tempo e, de outro lado, os que vivem do trabalho buscam processos educativos de qualidade e comprometidos com a sua emancipação. |
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Instituição de fomento: CAPES | ||
Palavras-chave: Programa de Educação Tutorial-PET; Graduação; Reestruturação produtiva. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |