IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica
DINÂMICA DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E EVOLUÇÃO DA ENDEMIA LEISHMANIOSE VISCERAL NAS LOCALIDADES CAÚRA E ITAPÉUA, RAPOSA - MA
Carine de Oliveira Vieira 1, Thiago Alves Rodrigues 1, Camila Freitas de Andrade 1, Valéria Maria Sousa Leitão 1, Jair Alves Pereira Neto 1, Leonardo Bezerra Maciel 1, George do Lago Pinheiro 1, Haíssa de Oliveira Brito 1, Rodrigo Pinto Diniz 1 e Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento 1
(1. Departamento de Patologia, Universidade Federal do Maranão-UFMA)
INTRODUÇÃO:
A Leishmaniose visceral ou calazar é no Brasil uma doença endêmica e encontra-se distribuída em 17 dos 27 Estados da Federação, sendo a região Nordeste de alta endemicidade. No Maranhão se firmou como nosologia importante a partir de 1982. Objetivo: Estudar a leishmaniose visceral americana infecção nas localidades Caúra e Itapéua do município Raposa / Ilha de São Luís-MA, bem como analisar a ocupação do espaço urbano e a evolução da endemia no município de Raposa-MA.
METODOLOGIA:
Realizou-se um censo em ambas as localidades, onde foi feito um inquérito soro-epidemiológico em menores de 15 anos por meio da Intradermorreação de Montenegro (IDRM) e ELISA. Os dados foram analisados pelo programa EpiInfo 2002.
RESULTADOS:
Dos 32 menores submetidos a IDRM em Caúra 13(40,6%) foram positivos ao teste, enquanto que dos 26 menores de Itapéua a positividade foi observada em 10 (38,4%). Dentre os menores positivos à IDRM 7 (63,6%) foram positivos ao antígeno L.chagasi (lisado) e 4 (36,4%) foram positivos ao antígeno Lc 9 em Caúra. Em Itapéua 7 (58,3%) foram positivos ao antígeno L.chagasi (lisado) e 5 (41,7%) ao antígeno Lc 9, demonstrando significância (p= 0,045). Observou-se a presença de galinheiro em 52,7 % dos peri-domicílios estudados.
CONCLUSÕES:
As localidades de Caúra e Itapéua, no município Raposa-MA, mostraram ter ambiente favorável para endemicidade de Leishmaniose visceral.
Palavras-chave:  Leishmaniose; Visceral; Raposa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005