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F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica | ||
A REVISTA BIBLIOMAR COMO FONTE DE INFORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. | ||
Francilene do Carmo Cardoso 1 (negafranci@yahoo.com.br), Gerlandy Leão da Silva 1, Luhilda Ribeiro Silveira 1 e Rita Gonçalves Marques Portella Ferreira 1 | ||
(1. Depto. Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão- UFMA.) | ||
INTRODUÇÃO:
A Revista Bibliomar - RB como laboratório e canal de comunicação científica para os discentes de Biblioteconomia e Ciência da Informação. A disciplina Política Editorial do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, tem como objetivos despertar nos discentes o interesse pela editoração, mostrar como funciona a Industria Editorial. Nessa disciplina, pode-se observar a importância da indissociabilidade entre a teoria e a prática à medida que esta funciona como laboratório para os discentes fazendo esta união através da Revista Bibliomar, que é o produto final da disciplina. Publica semestralmente em média seis artigos científicos, entrevistas com profissionais da área, indicações de leitura, notícias, atualidades, curiosidades, informações sobre eventos de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação, constituindo-se a primeira revista científica na área de Ciência da Informação, editorada por discentes para discentes. A revista mostra-se importante para os alunos da disciplina, mas procurou-se compreender também a importância da mesma para os que já cursaram e os que ainda não cursaram essa disciplina na Universidade Federal do Maranhão. |
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METODOLOGIA:
Adota-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para que os alunos tenham uma compreensão teórica sobre Editoração. São realizados seminários, visitas a editoras e gráficas da cidade de São Luís para que os discentes compreendam o funcionamento editorial além da sala de aula. Os alunos da disciplina dividem-se em comissões para captação de recursos, captação de originais, de comunicação e editorial. A revista é produzida com orçamento adquirido pelos próprios alunos, e com vendas de seus exemplares. Esse trabalho é importante para que não haja interrupção na publicação que oferece informação científica à comunidade acadêmica. Verificou-se que desde a primeira publicação da RB, esta se constitui em uma fonte de informação utilizada pelos discentes do curso de Biblioteconomia da UFMA. Sabendo da importância dessa não apenas para os alunos da disciplina, investigou-se através de questionários estruturados com questões abertas, a influência desta na pesquisa acadêmica desenvolvida pelos discentes. |
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RESULTADOS:
O primeiro exemplar da RB foi publicado no 2° semestre de 2002. Foram publicados em média 30 artigos elaborados excepcionalmente por discentes. Os assuntos mais abordados foram: Biblioteca Escolar, Sociedade da Informação e Tratamento da informação. Com seis números, a revista também foi alvo de estudo de dois trabalhos de Conclusão de Curso- TCC. Através do instrumento de coletas de dados, verificou-se que a Revista Bibliomar se constitui como fonte de pesquisa dos discentes sendo que dos alunos entrevistados 70% ainda não cursou a disciplina, no entanto 100% dos alunos conhecem o periódico. 80% dos entrevistados utilizam-na em seus estudos, 60% já citaram algum de seus artigos em trabalhos científicos, seja só monografias de disciplinas do curso ou outras pesquisas, 20% já publicaram algum artigo na Revista Bibliomar e 95% pretendem publicar algum artigo. |
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CONCLUSÕES:
A Revista Bibliomar mostra-se como um produto importante para os alunos que a editoram por aprofundar seus conhecimentos sobre editoração. Segundo os dados percebeu-se que esta apresenta-se como um canal de comunicação científica para os alunos tanto para divulgar seus trabalhos, quanto para manter-se informado sobre as pesquisas de seus pares. Aos que ainda não cursaram a disciplina, esta se constitui uma fonte de informação freqüentemente utilizada. Desse modo constata-se que a RB atende a três vertentes de alunos: os alunos da disciplina que vêm o funcionamento da editoração da informação, os alunos publicadores, que tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos e de alunos que buscam informações para realizar seus estudos. Verifica-se que com incentivo e maior divulgação, o alcance da RB a outras regiões do país contribuirá para pesquisa e divulgação de outros discentes na área de Ciência da Informação. |
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Palavras-chave: Informação Científica; Comunicação Científica; Editoração. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |