IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
UMA ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA
Simone de Jesus da Fonseca Loureiro 1 (ufpasimone@bol.com.br), Lidiane Alessandra Barbosa da Rocha 1 e Diniz Antonio de Sena Bastos 1
(1. Departamento de Educação, Universidade do Estado do Pará - UEPA)
INTRODUÇÃO:
O currículo possui uma extrema relevância em relação ao processo de conservação, transformação e renovação do conhecimento nas diferentes épocas históricas, o que revela o seu caráter não-neutro na sociedade e enfatiza, desta forma, o destaque que o mesmo assume nas discussões atuais, principalmente no que se refere às instituições de ensino superiores (IES), já que estas estão voltadas para a formação profissional da sociedade. A relevância do currículo no âmbito do Ensino Superior e o seu reflexo na área da educação ocorrem simultaneamente, as mudanças propostas vêm acontecendo através dos conflitos sociais, tendo em vista que o currículo, muitas vezes, na sua concepção tradicional fica restrito a representar apenas o conhecimento erudito em detrimento ao popular onde estão dimensionadas as diversidades culturais.Neste prisma, o currículo deve superar este paradigma e assumir um caráter de contestação e valorização das identidades.Neste trabalho procurou-se sondar quais são os princípios norteadores do curso de Pedagogia da UEPA (Universidade do Estado do Pará) e se o mesmo tem alcançado suas aspirações.
METODOLOGIA:
A metodologia desenvolvida, em um primeiro momento, realizou-se através da pesquisa bibliográfica, enfocando a questão do currículo e suas tendências, posteriormente, analisou-se a importância da concepção multicultural e interdisciplinar no cotidiano das IES, em prol de uma formação crítica e reflexiva a cerca da realidade. Em um segundo momento, utilizou-se da pesquisa documental por meio da análise do Projeto Político Pedagógico da UEPA, o qual abrangia o foco da pesquisa “Os Princípios Norteadores do Currículo do Curso de Pedagogia da UEPA”. Outro método de investigação utilizado foi questionário semi-aberto, pré-testado e reformulado até a clareza total das informações contendo 13 quesitos, destinados aos discentes do curso de Pedagogia da UEPA, no período de outubro a dezembro de 2003, a amostragem foi aleatória, com a finalidade de sondar a repercussão do currículo na prática docente. Desta forma, a pesquisa envolveu o método científico possuindo análises quantitativas e qualitativas complementares e realizadas paralelamente.
RESULTADOS:
A pesquisa constatou aspectos relevantes sobre o currículo, à faixa etária dos discentes pesquisados teve predomínio entre 18 e 25 anos, caracterizando-se um público jovem, os quais em relação à interdisciplinaridade do curso, indicaram que a mesma, não vem ocorrendo com muita freqüência, argumentando que há uma certa hierarquização das áreas do conhecimento e a falta do diálogo entre as disciplinas, por exemplo, ainda privilegiam-se certas áreas como da docência e da educação especial em detrimento da empresarial e da hospitalar. Segundo os discentes o currículo tem em parte incentivado à pesquisa, porém, a mesma ainda precisa ser mais estimulada e divulgada. No que tange o currículo abranger os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos em suas disciplinas os pesquisados na sua maioria mencionaram que apenas ás vezes estes aspectos são contemplados, colocaram como principal entrave à falta de interdisciplinaridade e de visão crítica de alguns professores ao ministrarem suas aulas.Observou-se uma certa insatisfação em relação ao currículo reformulado, porém, o mesmo ainda pode ser aprimorado, contemplando aspectos que possibilitem maior práxis, interdisciplinaridade, multiculturalismo, pesquisa, visão critica e reflexiva, de todos os participantes do processo educacional. Desta forma, é válido ressaltar que o currículo deve estar em constante construção.
CONCLUSÕES:
De acordo com documentos oficias da Instituição de Ensino Superior UEPA, o currículo do curso de Pedagogia deve priorizar aspectos relacionados à visão totalizadora, à interdisciplinaridade, à flexibilidade curricular, à indissociabilidade entre teoria e prática, princípio da pesquisa, princípio democrático, princípio de emancipação e solidariedade humana. A proposta busca a formação de sujeitos capazes de atuarem no campo educacional, social, empresarial e na saúde, porém, os resultados da pesquisa de campo, demonstraram que os discentes no seu cotidiano ainda não notaram as mudanças significativas nos princípios propostos que deveriam ocorrer a partir da reformulação de um currículo que anteriormente se dava por habilitações (magistério, educação especial, e administração escolar) e passou a ter um caráter mais generalista de acordo com as exigências nacionais. Percebeu-se que os princípios norteadores apesar de contido no currículo, ainda precisam ser mais esclarecidos e trabalhados na instituição, pois a construção do currículo exige uma mudança de concepção sobre a educação, sendo assim a mesma deverá envolver aqueles que pensam e executam a prática de ensino nas Universidades, e daqueles que estão à frente das reformulações curriculares, isto é o corpo técnico pedagógico. Esta preocupação deverá ocorrer desde as primeiras instâncias da Universidade até os discentes que são os mais atingidos pelas mudanças curriculares.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Currículo; Pedagogia; Projeto Político Pedagógico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005