IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA MICRO EMPRESA DE BLUMENAU-SC
Rosalene Zumach 1 (rosalene@terra.com.br), Jorge Alberto Müller 2, 5, Marcia Christen Brehmer 1, Antonio Maurício Schmidt 3, Patricia da Rocha Marques Nunes Balistieri 4 e Eder Caglioni 4, 6
(1. Dir. Monitoramento e Controle Poluição, Fund. Mun. do Meio Ambiente - FAEMA; 2. Presidência, Fund. Mun. do Meio Ambiente - FAEMA; 3. Assessoria da Presidência, Fund. Mun. do Meio Ambiente - FAEMA; 4. Gerência de Projetos Especiais, Fund. Mun. do Meio Ambiente - FAEMA; 5. Depto. Eng. Florestal, Universidade Regional de Blumenau - FURB; 6. Depto. Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau - FURB)
INTRODUÇÃO:
O sistema de gestão ambiental empresarial necessita, acima de tudo, de comprometimento com o processo de melhoria contínua. Esta decisão deve partir da administração do negócio e sua implementação necessita do apoio de seus funcionários, seguindo os novos paradigmas de proteção ambiental, baseados na revisão de hábitos e atitudes frente ao meio ambiente. Neste contexto, atividades de educação ambiental nas empresas podem gerar percepções ambientais críticas. A adoção de mecanismos de minimização de resíduos gerados, a diminuição no consumo de energia elétrica e água, reflete a utilização racional dos recursos naturais e de matérias-primas. Para estimular os empresários blumenauenses a implantar políticas voltadas para as questões ambientais, a FAEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente) instituiu, no ano de 1998, o programa Certificado FAEMA de Qualidade Ambiental – CFQA, que consiste na concessão de um certificado ambiental municipal para empresas. A FAEMA acredita estar, assim, conscientizando os funcionários e clientes de tais empresas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região. Neste trabalho pretende-se divulgar os resultados obtidos até o momento, pela FAEMA, com o programa Certificado FAEMA de Qualidade Ambiental – CFQA.
METODOLOGIA:
A adesão pelas empresas ao programa é voluntária e sem custos. As empresas interessadas em adquirir o CFQA procuram a FAEMA, e esta realiza uma visita para apresentação do programa e esclarecimento de dúvidas quanto ao seu funcionamento. A implantação do programa de gestão ambiental na empresa é então realizada, e são equacionadas as fontes geradoras de poluição, definidos parâmetros de higiene sanitária, estabelecidos procedimentos de segurança, adotados mecanismos de redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada dos resíduos, e demonstrada a utilização racional dos recursos naturais. Com a conclusão desta etapa, o programa de gestão ambiental da empresa é protocolado junto a FAEMA através de formulário específico. Em seguida a FAEMA juntamente com profissional de parceiros do programa realiza auditoria nas dependências da empresa. Para realizar a auditoria os auditores fazem uso de check-list próprio do programa, onde são contempladas as diversas questões referentes a gestão ambiental. A empresa é então enquadrada nas categorias bronze, prata ou ouro, uma vez que atinja a pontuação mínima de 70% para uma destas categorias. Após a conquista do certificado, a empresa poderá manter ou ampliar a categoria ou, ainda, ter o certificado cancelado, através de novas auditorias anuais.
RESULTADOS:
Atualmente existem 206 empresas em Blumenau, dos mais diversos ramos de atividade, participando do programa CFQA. Cento e sessenta e uma delas estão certificadas na categoria bronze, onze na categoria prata e quatro na categoria ouro. Para que a população conheça estas empresas, a FAEMA editou, no ano de 2001, o Guia do Consumidor Responsável, uma encadernação de bolso com os dados da empresa como endereço, atividade e tipo de certificação que possuem. Cerca de 4000 exemplares do guia foram amplamente distribuídos para empresas, escolas municipais e demais interessados. Com isso a população obteve a oportunidade de mudar seus hábitos de consumo, escolhendo produtos e serviços de empresas certificadas. Este guia deverá ser periodicamente ampliado e o CFQA deve, no futuro, incluir estratégias de marketing para pequenas empresas.
CONCLUSÕES:
Na concepção da FAEMA, o sistema de gestão ambiental empresarial consiste num conjunto de procedimentos e técnicas, visando dotar uma organização de meios que a permita definir uma política ambiental que assegure:
– Comprometimento com a melhoria contínua da qualidade ambiental;
– Prevenção da poluição;
– Redução, reutilização e reciclagem de resíduos;
– Utilização racional dos recursos naturais;
– Estabelecimentos de objetivos e metas ambientais;
– Conscientização e treinamento de todo o pessoal envolvido;
– Avaliação crítica do desempenho ambiental e adoção de medidas corretivas.
A implantação do sistema de gestão ambiental empresarial promove, portanto, a conscientização de funcionários e de seus familiares, clientes e fornecedores, e estimula a sociedade na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Hoje, em Blumenau, 206 empresas participam deste processo e a população tem acesso a informações sobre as empresas certificadas pelo CFQA por meio do Guia do Consumidor Responsável.
Palavras-chave:  Certificado ambiental; Gestão ambiental; Controle de poluição.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005