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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
A TERAPIA PELA ESCRITA. A PRODUÇÃO DE TEXTO ENTENDIDA COMO CATARSE
Ormezinda Maria Ribeiro 1, 2, 4 (ormezinda.ribeiro@uinube.br), Maria de Lourdes Ribeiro 1, 3, Norberto Cirineu Alves Pereira 1, Rowena Borralho M. Lacerda 1 e Camilla de Oliveira Vieira 1
(1. Instituto de Formação de Educadores-Universidade de Uberaba-Uniube; 2. Programa de Doutorado em Letras e Lingüística- Universidade Estadual Paulista - Unesp/Araraquara; 3. Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro; 4. Depto de Programas e Projetos Educacionais-Secretaria de Educação- SEduc/Uberaba MG)
INTRODUÇÃO:
Aristóteles, na Grécia antiga, chamou de purificação ou purgação (catharsis), a arte estimuladora das emoções dos espectadores vividas pelos personagens da “Tragédia Grega”. Reportamo-nos a esse sentido para verificar se os textos produzidos por candidatos ao ingresso nos processos seletivos da Universidade de Uberaba, nos concursos de dezembro/2003 e janeiro/2004 são pretextos para uma produção introspectiva, na qual se manifestam desejos inconscientes, traumas ou experiências recalcadas, entendidos por nós como produção catártica. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em iniciação científica por dois alunos do curso de Letras, tendo como corpus as produções textuais de 100 candidatos ao ingresso na Universidade, nos cursos de Medicina, Direito, Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo e Farmácia Industrial.
METODOLOGIA:
Durante a avaliação dos processos, em uma leitura preliminar, foram separadas as produções nas quais se reconheceu a exteriorização da catarse. Posteriormente, as cópias das produções foram analisadas pelos alunos de Iniciação Científica, juntamente com a orientadora, à luz de uma fundamentação teórica, organizada à medida que a análise exigia. As marcas lingüísticas que indicam a manifestação da catarse foram destacadas a partir do contexto em que foi empregada e comparadas com as demais mediante a elaboração de um quadro de ocorrências textuais.
RESULTADOS:
detectamos o efeito catártico proposto por Bruer e mais tarde desenvolvido por Freud, em alguns dos textos em que, pela linguagem, o candidato encontra uma forma de expelir seus conflitos interiores, revivendo-os pela sua produção, usando como pretexto o tema solicitado. Observou-se maior incidência da catarse nas produções cujas propostas são mais subjetivas, ou sem compromisso com dados científicos, as quais permitem divagações, sem que haja fuga ao tema. Constatou-se, também, que os textos narrativos, descritivos ou injuntivos propiciam um ambiente mais favorável às descargas emocionais do que textos argumentativos, requeridos em dissertações. Ao investigarmos o uso das palavras presentes nos textos elaborados nos concursos, atentamos também para o perfil social do candidato ao ingresso aos cursos escolhidos, tendo como referência a ficha sócio-econômica preenchida no ato da inscrição e estabelecemos uma relação dos textos produzidos nesse instrumento, no item "expectativa em relação ao curso", com a produção textual solicitada, durante a realização da prova, a partir da escolha entre um tema de desenvolvimento de uma dissertação argumentativa, uma narrativa, ou uma carta argumentativa.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista a relação do inconsciente com as produções de texto, encontramos na realização deste trabalho a consciência de que a postura de constantes pesquisadores abrirá caminhos para propostas pedagógicas com o trabalho de produção de texto, que considere o educando como um ser integral e não apenas um preenchedor de folhas, sem se comportar como autor.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Catarse; Processos Seletivos; Produção Textual.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005