IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Rosilene Gomes Ferreira 1, 2 (rgf.ferreira@bol.com.br)
(1. Professora da Escola Municipal Magalhães Bastos-Recife/ PE; 2. Graduanda do Curso de Pedagogia- UFPE)
INTRODUÇÃO:
A participação do gestor na dinâmica pedagógica da escola reflete uma nova postura desse profissional, que deve compreender e participar de todas as etapas da organização escolar, não só a administrativa e a financeira. A compreensão da organização escolar na dimensão pedagógica deverá ser o princípio norteador de seu trabalho, visando à efetivação do papel da escola que é a promoção da aprendizagem do aluno. A elaboração da proposta pedagógica da escola deverá ser pautada pelos princípios da democracia e autonomia, possibilitando ser um reflexo da identidade escolar, e propiciando a participação de todos os membros da comunidade escolar, no exercício da cidadania, buscando a organização do trabalho da escola na sua globalidade, que envolve a estrutura organizacional e a estrutura pedagógica. Dessa forma, a participação efetiva do gestor no planejamento das ações pedagógicas, é de suma importância para o desenvolvimento do seu trabalho. Entretanto, as concepções atuais de muitos profissionais da educação não alcançam esse entendimento, o que reflete numa prática diferenciada e por vezes autoritária e descompromissada, distante das concepções atuais de Gestão Escolar. Partindo dessa realidade o presente estudo teve como objetivo analisar as concepções existentes de gestores, sobre a importância do trabalho pedagógico do gestor, numa escola da rede de ensino público do Recife-PE, buscando através desse estudo promover reflexões acerca dessa temática.
METODOLOGIA:
Foram aplicados questionários com a gestora e com a vice-gestora de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública de Recife-PE. Estudos bibliográficos sobre a importância do trabalho pedagógico do gestor na escola, subsidiaram a análise sobre as concepções percebidas nos questionários respondidos pelas gestoras sobre a importância do trabalho pedagógico do gestor. A análise feita procurou perceber se as concepções das gestoras da escola refletiam as concepções que subjaz os estudos atuais sobre Gestão Escolar.
RESULTADOS:
Com bases nas respostas obtidas, observa-se que as gestoras apresentam um bom nível de conhecimento sobre gestão, mas em algumas questões não evidenciam a importância do seu papel nas questões pedagógicas da escola ,uma vez que não demonstraram clareza e segurança em suas respostas as questões. O não conhecimento e compreensão sobre a importância do papel pedagógico do gestor pode dificultar e refletir nas práticas administrativas e pedagógicas da escola de maneira a dificultar o desenvolvimento do trabalho de forma efetiva.
CONCLUSÕES:
Os gestores escolares precisam compreender a importância do seu trabalho nas dimensões administrativas, financeiras e, também pedagógica, o que propicia uma compreensão da organização escolar em sua globalidade. Essa afirmação nos faz refletir inicialmente sobre a nossa formação profissional e a importância da formação continuada, quanto às novas exigências organizacionais, que os que fazem a escola devem se conscientizar em promover.
Palavras-chave:  GESTÃO; TRABALHO PEDAGÓGICO; PLANEJAMENTO.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005