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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DO GÊNERO PIADA: POR UMA CARACTERIZAÇÃO DAS SEQÜÊNCIAS TIPOLÓGICAS
SILVANA MARIA CALIXTO DE LIMA 1 (scalixto2003@yahoo.com.br)
(1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI)
INTRODUÇÃO:
Nos últimos tempos, as pesquisas em torno da temática de gêneros do discurso têm-se tornado profícuas na Academia, no que tange à descrição dos mais diversos gêneros que circulam nas esferas comunicativas da atividade humana. Notadamente, o estudo pioneiro de Bakhtin sobre essa matéria tem servido de lastro para muitos desses trabalhos, concebendo-se o gênero, em consonância com a visão bakhtiniana, como tipos relativamente estáveis de enunciados, que são elaborados por cada esfera de utilização da língua. Seguindo esse rastro, abordamos, neste trabalho, especificamente, a modalidade gênero piada, que se insere no domínio do discurso humorístico. O nosso objetivo é fazer um levantamento de características desse gênero, por meio de um estudo descritivo das seqüências tipológicas ou tipos textuais presentes num corpus constituído por 10 textos anedóticos. Elegemos, como critérios de seleção dos textos, as condições seguintes: a) extensão máxima de 15 linhas; b) variedade de temas; c) publicação em livros, revistas ou jornais. Em um exercício de análise, apresentamos uma amostra dessas ocorrências, estabelecendo as relações pertinentes com o gênero em estudo. Compreendemos que tal proposta se faz relevante na medida em que trata da descrição de um gênero ainda pouco estudado quanto ao aspecto ora mencionado.
METODOLOGIA:
Para execução do objetivo proposto, realizamos, num primeiro momento, uma exposição sobre gêneros e tipos textuais ou seqüências tipológicas, cujo aparato teórico, na fase seguinte, embasou o exercício de análise feito com os textos constituintes do corpus selecionado. Como forma de melhor contextualizar o nosso principal objeto de estudo, o texto anedótico ou piada, tecemos também outras considerações pertinentes a esse gênero, à luz de estudos já realizados na área. No exercício de análise, os dados foram trabalhados em duas etapas, tendo em vista os objetivos seguintes: a) identificar, no corpus, as seqüências tipológicas utilizadas, propiciando uma visão do todo; b) fazer uma análise qualitativa da amostra, por meio de ilustrações dos usos das seqüências tipológicas identificadas no corpus, como forma de estabelecer as características composicionais do gênero em estudo, a partir do emprego dessas seqüências, definidas conforme o modelo de Werlich, que as classifica em cinco tipos: narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva e injuntiva. Nas exemplificações, para identificação das seqüências, utilizamos a seguinte legenda: N (seqüência narrativa); D (seqüência descritiva); A (seqüência argumentativa); E (seqüência expositiva); I (seqüência injuntiva).
RESULTADOS:
Nas duas etapas descritas, a análise dos dados nos permitiu constatar que há uma grande heterogeneidade das seqüências na composição dos textos. Em média, estes apresentam, pelo menos, três das cinco seqüências do modelo adotado para análise. A despeito da marcante heterogeneidade das seqüências, há um predomínio da seqüência narrativa como seqüência de base dos textos anedóticos analisados. Outro fato pertinente é que a seqüência descritiva aparece sempre contida dentro de outras seqüências, principalmente a narrativa. Ademais, observamos que em todos os casos analisados nem sempre as fronteiras entre as seqüências tipológicas são claramente definidas. É fato inconteste que, a despeito da heterogeneidade tipológica presente nos textos em geral, independente da filiação a qualquer gênero, as seqüências tipológicas mantêm relações entre si, constituindo a estrutura composicional do texto, em conformidade com os padrões do gênero.
CONCLUSÕES:
Desse modo, na pesquisa empreendida, abordamos a questão dos gêneros textuais, focalizando o gênero piada, com o propósito de fazer um estudo das seqüências tipológicas ou textuais predominantes nesse gênero, buscando delinear os seus traços característicos quanto a esse aspecto. No corpus analisado, encontramos a presença de seqüências narrativas, descritivas, expositivas, argumentativas e injuntivas. Não obstante essa visível heterogeneidade, há fortes evidências de que a seqüência narrativa é a seqüência de base do gênero piada, sobrepondo-se às demais seqüências. Apesar da restrição da amostra analisada, cremos que os resultados encontrados afiguram-se como representativos na caracterização do gênero pesquisado.
Palavras-chave:  Gênero textual; seqüência tipológica; piada.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005