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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
EDUCADOR PRIMÁRIO NO CEARÁ:DOCUMENTOS OFICIAIS COMO FONTE DE PESQUISA | ||
Delane Lima Nogueira 1 (delanenogueira@yahoo.com.br) e Isabel Maria Sabino de Farias 1 | ||
(1. Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
Registrar o processo de seleção e categorização de temáticas relacionadas ao ser professor nas mensagens governamentais cearenses durante o período getulista é a intenção do presente trabalho. O estudo desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) buscou levantar aspectos contidos nas mensagens governamentais cearenses (documentos oficiais que apresentam as ações desenvolvidas pelo governo do estado no ano anterior ao da data de sua publicação) referentes à profissão professor de grau primário no Ceará, entre os anos de 1930 a 1945. Este recorte temporal apoiou-se no entendimento de que as características mais gerais do contexto dos anos Vargas tiveram forte repercussão sobre o campo educacional, caracterizando-se por dois traços fundamentais: centralização e autoritarismo. A despeito disso foi um dos mais fecundos momentos da elaboração do pensamento pedagógico brasileiro, quando educadores se mobilizam para debater as questões do campo e produzem o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova/1932 (VIEIRA, 2002). |
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METODOLOGIA:
A primeira etapa da pesquisa contou com a coleta de dados em campo. Alguns acervos públicos cearenses foram visitados, a exemplo da biblioteca pública Governador Menezes Pimentel, biblioteca da SEDUC, biblioteca César Calls e Arquivo Intermediário (uma extensão do Arquivo Público do Ceará). Nestes locais foram identificadas e coletadas 3 mensagens. Após a coleta, os documentos foram digitalizados. Posteriormente foram identificados e selecionados os temas relacionados à profissão professor de ensino elementar. Estes foram aplicados ao NUD*IST, software que permitiu de maneira mais simples e completa a classificação das categorias temáticas, quais sejam: cenário educacional da profissão professor, formação profissional e carreira docente. |
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RESULTADOS:
O trabalho de campo nos acervos públicos cearenses possibilitou a coleta de 3 mensagens, sendo estas referentes aos anos de 1930, 1936 e 1937. Foi possível produzir uma planilha com o levantamento de temas relacionados à profissão docente de grau primário no Ceará, contemplados em documentos oficiais produzidos no período getulista, em específico as mensagens governamentais cearenses. A análise qualitativa das categorias permitiu identificar os aspectos contemplados no que diz respeito à Profissão professor. Entre estes cabe destacar as principais instituições formadoras do período, o currículo do curso normal, as matrículas e diplomações de normalistas, as condições de trabalho dos profissionais da educação, e a remuneração dos docentes. |
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CONCLUSÕES:
A análise qualitativa das mensagens permitiu perceber as lacunas e ênfases dadas ao tema ser professor em um período tão agitado. O processo de coleta de dados possibilitou perceber outro importante aspecto: a escassez de registros oficiais do período analisado. Comparados a outros, o período getulista é responsável pelo menor número de documentos. Enquanto em outros anos os números de mensagens são freqüentes, durante o período getulista (1930 a 1945) só foram encontradas mensagens relativas aos anos de 1930, 1936 e 1937. Explicação para esta situação pode encontrar-se na hipótese de que o governo não disponibilizava anualmente as suas ações ou, então, que os documentos oficiais dessa época não foram devidamente conservados. |
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Palavras-chave: Profissão professor; memória; história da educação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |