IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
PARNAMIRIM-RN E O RESGATE HISTÓRICO DA MEMÓRIA DA II GUERRA MUNDIAL.
Ana Paula Maria de Araújo 1 (tur3m@yahoo.com.br), Danielle Siqueira Fernandes 1, Josenilma Nascimento 1, Maria Raniele Ferreira da Silva 1, Rosseline M.R. Cunha 1, Maria Salete de Araújo 1 e Trícia Caroline Santana 1
(1. Departamento de Turismo. Faculdade União Americana. FUA)
INTRODUÇÃO:
O município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, foi durante a II Guerra Mundial uma importante base aérea para os aliados por ser considerada o ponto mais próximo da Europa e da África no Brasil, quando da vitória desses, recebeu o nome de Trampolim da Vitória. Este momento histórico da cidade deixou lembranças não somente na memória de seus moradores, mas se reflete em parte da sua arquitetura e nomes de ruas, escolas e dos meninos e meninas filhos desse período de influência estrangeira. Mas muito se perdeu desde então, e Parnamirim sofre com a falta de suportes materiais e imateriais locais que contribuam com a memória coletiva da comunidade em relação a este período da sua história. Esta pesquisa irá discutir essa carência de espaços que promovam a memória local, incentivem sua preservação, informem e conscientizem a comunidade local e ainda a possível inserção de um museu da II Guerra a ser implementado na região. Pretende trabalhar como mais um atrativo às atividades turísticas desenvolvidas no litoral do estado, no chamado turismo cultural.
METODOLOGIA:
Para sua realização, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, nas legislações vigentes, em jornais, revistas, órgãos públicos e bibliotecas, além de entrevistas com personalidades importantes do cenário cultural potiguar, como o secretário de turismo do município e também moradores locais.
RESULTADOS:
Não foram observados suportes materiais como museus, centros culturais e memoriais que reforçassem a memória do momento histórico em questão, assim como não foram encontrados leis ou campanhas informativas e educacionais que contribuíssem para isso. No entanto, surge atualmente um fato que pode minimizar esta falta, a possibilidade de inserção de um museu da II Grande Guerra e de um Centro Cultural. As entrevistas mostraram um povo que sabe da sua história, mas não tem consciência da importância e da necessidade de preservação dessa memória local. Este instrumento revelou também que o turismo local é feito preferencialmente nas suas paragens de praias e dunas desse município, que ficam afastadas da cidade em si, faltando um apoio maior do Poder Público no sentido de maximizar o turismo cultural na região.
CONCLUSÕES:
As conclusões mostram que a falta de suportes como museus, memoriais, centros de documentação e centros culturais, além de campanhas educativas e informativas, contribuem para o desgaste da memória e para a desvalorização da sua historia local, minimizando o potencial turístico da região.
Palavras-chave:  memória cultural; turismo cultural; museus..
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005