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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo | ||
AS IMPLICAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES | ||
ROSEANE MARIA DE AMORIM 1 (roseaneroseane@ig.com.br) e JOSÉ BATISTA NETO 2 | ||
(1. PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES; 2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) | ||
INTRODUÇÃO:
Desde a segunda metade da década de 90 do século XX, os Parâmetros Curriculares Nacionais lançados pelo governo Federal passaram a compor o debate no interior das escolas e das Secretarias de Educação, objetivando melhorar a qualidade do ensino. Entretanto, os estudos sobre essa forma de currículo formal apontam inúmeras controvérsias. Os estudiosos do currículo crítico têm enfatizado que esse referencial faz parte de um conjunto de políticas neoliberais que, em síntese, tem como meta o controle da qualidade das escolas e universidades através de reformas de conteúdos sempre dentro de uma ideologia empresarial, visando a avaliação dos resultados e não do processo educativo. Elegemos nessa pesquisa um objeto que envolve a questão curricular pela necessidade de ampliar as discussões sobre os conflitos que permeiam o espaço escolar em relação a esse tema. Investigamos o ensino de História através da análise das implicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para a prática pedagógica dos professores dessa área de ensino. Procuramos entender as contradições, os conflitos existentes na realidade das escolas em relação às implicações de um currículo nacional. Nesse sentido, tivemos como objetivos do nosso trabalho: analisar o contexto da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Caderno Norteador da rede, interpretar os documentos analisados à luz da Teoria Crítica do currículo e examinar o uso dos PCN’s pelos professores de História na organização da prática pedagógica |
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METODOLOGIA:
Desta forma, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa e dialética, pois acreditamos que o princípio de totalidade dessa linha de trabalho é o caminho que nos ajudou a chegar mais próximos do contexto estudado. Buscou-se através da observação da prática pedagógica, das entrevistas realizadas com seis professores de História de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e da aplicação dos questionários com outros agentes das escolas e da Secretaria de Educação do município do Jaboatão dos Guararapes efetivar uma aproximação com a realidade da escola pública. A partir da observação da prática e do relato dos docentes, procuramos entender os conflitos que permeiam a seleção dos conteúdos, as estratégias metodológicas utilizados pelos professores na realidade da sala de aula e as implicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da área de História para a prática do professor e da professora, além de compreender se há utilização ou não de outro referencial curricular, no caso do município do Jaboatão dos Guararapes, os Cadernos Norteadores da rede dessa disciplina de ensino pelos docentes. |
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RESULTADOS:
Os dados nos revelaram que uma prática centrada apenas na exposição oral ou num ensino com base na concepção tradicional acarreta a fragmentação do saber e um ensino-aprendizagem não significativo. Constatamos, no entanto, que uma prática progressista e dialógica enfrenta uma série de dificuldades, não conseguindo romper totalmente com o “desinteresse” dos educandos, pois os mesmos consideram tudo que lhes é contemporâneo, criativo e inovador, ao passo que todas as coisas consideradas mais antigas são arcaicas e obsoletas. Vivemos numa sociedade pautada no egoísmo e na violência. Em outras palavras, precisamos salientar que, mesmo nas práticas em que há inovação, aparecem problemas de indisciplina, tensões e conflitos, confirmando a complexidade da realidade da sala de aula. Os professores e as professoras que se aproximam da linguagem dos PCN’s são recém formados ou formados a pouco menos de sete anos em universidade pública. Observou-se, também, que aqueles educadores e educadoras que têm dificuldades em compreender determinados conceitos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e apresentam mais obstáculos em transpor os pressupostos dos PCN’s para a sua prática são os que possuem uma formação mais antiga. |
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CONCLUSÕES:
Chegamos à conclusão, através da análise dos dados que a prática pedagógica do professor e da professora na construção do currículo real está relacionada com as questões históricas, econômicas, culturais, da formação e da própria história de vida do educador. Nesse sentido, os professores nesta pesquisa são vistos como profissionais intelectuais que possuem saberes e vão modelando o currículo real de acordo com o aporte teórico da sua área de conhecimento e do campo pedagógico, articulando com as suas experiências profissionais e pessoais. O Caderno Norteador da disciplina de História não proporcionou o “norte” aos trabalhos dos docentes do município de Jaboatão dos Guararapes. Para os profissionais de História dessa rede de ensino o documento municipal é considerado como um currículo positivista desvinculado do contexto atual. Por outro lado, os PCN’s de História vêm influenciando a prática de professores e não causando impacto, pois, como sabemos, a questão curricular sozinha não possui o poder de transformação das práticas dos educadores. |
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Instituição de fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | ||
Palavras-chave: CURRÍCULO; PRÁTICA PEDAGÓGICA; PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |