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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O FATOR LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cecília Maria de Alencar Menezes 1 (cecimenezes@yahoo.com.br) e Liane Cristina Figueiredo Soares 1
(1. Depto. de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
INTRODUÇÃO:
Novos paradigmas surgiram, configurando mudanças profundas em toda a sociedade, a educação vem procurando adequar-se, posicionar-se, tratando de encontrar um novo sistema de conceitos que expressem esta “nova ordem” em questão. Apesar de tantas buscas e do surgimento de novos paradigmas que nos trazem outras compreensões de como a criança constrói o conhecimento, a prática educacional vigente na maioria das escolas não contempla a ludicidade, priorizando métodos tradicionais de ensino, insistindo em cultivar a idéia de que a finalidade destes consiste em repassar, como verdades absolutas, às crianças, os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas, separando, na maioria das vezes, os conceitos científicos da realidade social existente e das experiências trazidas pelos alunos, que são construídas em contato com essa realidade. Nosso interesse residiu, particularmente, no âmbito pedagógico, vislumbrando a possibilidade de instaurar padrões alternativos de conduta, que transcendam o nível meramente cognitivo. A pesquisa teve por objetivo estudar a possibilidade da construção da aprendizagem, através da utilização de atividades lúdicas que entendemos num terreno mais amplo, como o jogo, a brincadeira, o brinquedo, qualquer atividade que proporciona prazer e tenha significado para quem com ela se envolva, no processo ensino/aprendizagem.
METODOLOGIA:
Dentre as várias formas de se realizar uma pesquisa qualitativa, optamos pelo estudo de caso como procedimento metodológico, porque nos possibilitou retratar a realidade de forma mais completa e profunda, usando uma variedade de fontes de informações e permitindo generalizações, a partir da realidade investigada. No primeiro momento, buscamos conhecer o campo da pesquisa, configurando o nosso problema e visualizando os elementos chaves. Dando continuidade, fizemos as coletas sistemáticas das informações, delimitando assim o nosso estudo em uma classe da 4ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede particular de ensino de Salvador, mantendo um contato estreito e direto, no período de três meses letivos, buscando verificar se as atividades lúdicas faziam parte da prática pedagógica do professor e se elas favoreciam o processo de construção da aprendizagem dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram o professor, quatro alunos da classe escolhida e o coordenador pedagógico da escola, quando buscamos criar uma relação dinâmica entre pesquisadores e pesquisados, através de observações em sala de aula, entrevistas abertas, e análise de atividades didáticas e documentos institucionais. Essa relação viva e participante é indispensável para a apreensão dos vínculos entre as pessoas, os objetos e os significados que são construídos pelo sujeito. Por fim, procedemos à análise e interpretação dos dados para elaboração de relatório final.
RESULTADOS:
A atividade lúdica, por si, leva em consideração tanto o desenvolvimento interno do sujeito quanto suas interações com o meio. Uma atividade lúdica exige, de um lado, ação e, de outro, a assimilação da cultura existente. Essa constatação foi um dos resultados que pudemos observar entre os educadores entrevistados que reconhecem em sua prática pedagógica a importância do fator lúdico no processo de construção do conhecimento das crianças de forma clara e concreta, e estão buscando sair do lugar comum, orientando as crianças e encorajando-as a escreverem suas próprias histórias e a exprimirem seus próprios sentimentos, fazendo uso ativo da inteligência e da linguagem, através de atividades lúdicas que estimulam sua curiosidade e atenção para a leitura, a escrita e a matemática, fortalecendo essas práticas nas teorias de Piaget, Vigotsky, Constance Kamii. Outro resultado refere-se à aprendizagem nas interações em diferentes espaços da escola observando as crianças, que curiosas, críticas e confiantes para resolver questões e dizer honestamente o que pensavam, demonstravam iniciativa, levantavam idéias, problemas e questões interessantes, construindo conhecimentos ativa e interativamente com significação e prazer.
CONCLUSÕES:
Identificamos no cotidiano desta escola e na sala de aula da 4ª série do ensino fundamental a presença de atividades lúdicas e, ainda, que é possível processar o ensino de forma lúdica quando investigamos a vinculação dessas atividades à prática pedagógica. Portanto, cabe ao professor, mais especificamente, buscar articular planejamento e prática num modo de ensino-aprendizagem mais compatível com a vida - movimento, desenvolvimento e transformação, vislumbrando a possibilidade de ações alternativas no processo da educação, de maneira que possa contribuir para a formação de um ser humano mais livre, criativo e ético, ou seja, um “homem inteiro”, que constrói o seu conhecimento, que pensa, que elege valores, que toma decisões, que é sensível, que se move, que age, que faz e, acima de tudo, que “é”, e por isso faz a transformação, essa que exige muita disponibilidade, flexibilidade e estudos permanentes. Concluímos assim que os resultados desta experiência apontam pistas importantes para os educadores acerca das possibilidades e da viabilidade da utilização dos jogos e brincadeiras no ensino fundamental, e para, num momento posterior, se possível, apresentarmos tais contribuições através de publicações, formação continuada ou da criação de disciplinas específicas em cursos de formação docente.
Palavras-chave:  Lúdico; Ensino-aprendizagem; Ensino fundamental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005