IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
HISTÓRIAS DE VIDA DE EDUCADORES CEARENSES: TRILHAS DE UM TRABALHO DE CAMPO
Victoria Regia Bezerra de Menezes 1 (vicquinhapaixonada@yahoo.com.br), Delane Lima Nogueira 1, Danielle Carlos Moreira 1, Isabel Maria Sabino de Farias 1 e Ana Ignês Belém Lima Nunes 1
(1. Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Apresentam-se neste ensaio os resultados do trabalho de campo da pesquisa Ofício de Professor no Ceará – lembranças de vida (OPEM), estudo agregado ao Projeto Integrado Política Educacional e Magistério: cenários históricos e contemporâneos na capitania do ‘Siará Grande’ (PEMAC). Investigar o magistério em suas diferentes dimensões apresenta-se hoje reflexão relevante para o conhecimento do campo educacional. Assim, o OPEM tem como foco resgatar o pensamento e a prática pedagógica de educadores que protagonizaram o cenário educacional cearense a partir da década de 1930. A escolha desse período está associada às transformações econômicas e sociais ocorridas no Brasil e no Ceará durante a Era Vargas, as quais influenciaram o campo educacional. A investigação justifica-se tanto pela importância de se desvelar o mundo do professor sob diferentes enfoques e visões teórico-metodológicas, quanto pela a insipiência de estudos sobre essa profissão nesse período.
METODOLOGIA:
A pesquisa toma a história de vida como estratégia de registro da memória daqueles que contribuíram de forma significativa no campo educacional cearense. Caracterizando-se pela abordagem qualitativa na coleta e análise dos dados, a história oral, procedimento utilizado para a concretização da pesquisa, permitiu registrar o que ainda não se cristalizou em documentação escrita, o não conservado, o que tende a desaparecer se não for registrado... (Queiroz, 1988). A primeira etapa do trabalho de campo destacou-se pelo levantamento de educadores locais a serem entrevistados, e pela elaboração do roteiro de entrevista, o qual contemplou informações sobre a vida familiar e cultural; motivações que levaram esses professores a seguir a carreira do magistério; traços marcantes durante a experiência profissional, bem como de formação e momentos que marcaram a educação do município. A segunda etapa abrangeu as visitas aos municípios de Aquiraz e Sobral, onde 7 (sete) educadores foram entrevistados. Todas as entrevistas, gravadas em fitas cassetes e realizadas em uma única sessão, foram de caráter semi-estruturado, servindo o roteiro apenas como norte para o seu desenvolvimento. As fitas foram transcritas, permitindo a construção de um banco de dados contendo histórias de vidas de educadores locais.
RESULTADOS:
O trabalho de campo nos municípios de Aquiraz e Sobral possibilitou o registro da memória de 7 (sete) educadores cearenses que atuaram no século XX, contribuindo para ampliar conhecimentos de uma temática importante da política educacional: o magistério. O material coletado formou um banco de dados salvo em CD-Rom. Esse material encontra-se no acervo do Núcleo de Estudos, Documentação e Difusão em Educação (NEED), o qual foi financiado com recursos do CNPq (edital universal / 2001) e destinado a socialização de resultados de pesquisa sobre política educacional.
CONCLUSÕES:
O estudo ressalta a importância da utilização de fontes primárias. A produção do banco de dados possibilitou sistematizar informações sobre o magistério cearense, favorecendo o desenvolvimento de outras iniciativas de investigação. As informações produzidas pelo estudo fortalecem o NEED, uma vez que contribui para a consolidação deste ambiente institucional vinculado ao Grupo de Pesquisa Política Educacional, Docência e Memória (GPPEM), como um espaço de pesquisa e preservação da memória educacional no Ceará.
Instituição de fomento: CNPq / FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Profissão Docente; Memória; Política Educacional.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005