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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
ATRAVÉS DO CALEIDOSCÓPIO: A MITOPOÉTICA PARAENSE NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO AMAZÔNICO
Scarleth Yone O'hara 1 (scarleth@ufpa.br)
(1. Depto. de Comunicação Social, Universidade Federal do Pará - UFPA)
INTRODUÇÃO:
O imaginário amazônico apresenta multifaces em suas manifestações. A sua poética é imensamente rica e cheia de encantos. Baseando-se nesse manancial, este trabalho tem como objetivos: a) explicitar a presença do elemento mitopoético nas narrativas da Amazônia paraense, procurando especificar a natureza oral dessas narrativas, apresentando pressupostos teóricos e imagéticos permeados pelas relações entre oralidade e imaginário que resgatam o vínculo Homem/Natureza e formam a identidade social, histórica e cultural do amazônida; b) demonstrar a relevância das histórias orais na constituição do discurso caboclo, focalizando a corrente da tradição oral, por meio da arte de narrar, no processo de instauração da ficcionalidade dessas histórias; c) comprovar que a mitopoética paraense desempenha papel fundamental na construção do imaginário amazônico pelas manifestações simbólicas presentes nas narrativas orais, traduzidas na encantaria e nos processos metamórficos dos mitos femininos, atuando como legitimadores das contradições sociais e com isso, contribuir para a pesquisa acadêmica, no âmbito dos estudos amazônicos, através da elaboração de novas configurações dos mitos, sob a ótica do imaginário social amazônico, portador da visão de mundo e das peculiaridades da cultura cabocla paraense.
METODOLOGIA:
O “corpus” do trabalho compõe-se de narrativas orais, recolhidas e transcritas pelo Programa IFNOPAP (O imaginário nas formas narrativas orais populares da Amazônia paraense), analisado em perspectiva histórico-discursiva, em que a materialidade narrativa é absolutamente particular, revelada em entidades míticas como a Iara, o Boto, a Matintaperera e a Cobra Grande. Para o desenvolvimento do trabalho, foram elaboradas quatro etapas. Na primeira, para explanar a mitopoética e a cultura da Amazônia paraense nas narrativas orais, discute-se as questões teóricas pertinentes ao caráter mitopoético, à oralidade, à memória, ao imaginário, às relações entre oralidade e escrita, assim como à identidade cultural. Na segunda etapa, são abordadas as relações intertextuais, no estudo do fantástico, considerando a cena enunciativa, a função social e as configurações das narrativas. Na terceira etapa, é enfocada a mitopoética paraense, a partir da análise das narrativas coligidas, considerando, ao mesmo tempo, a importância do recorte espacial, do signo encantatório e dos processos de aparição do mito. Na quarta etapa, finaliza-se o trabalho, com a proposição de uma configuração visual diferenciada do mito escolhido, relacionando-o com os elementos naturais e contextualizando-o aos elementos universais referentes à metamorfose e à magia.
RESULTADOS:
Como resultados das etapas mencionadas acima, delineou-se um vasto estudo teórico sobre questões pertinentes à oralidade, à memória e ao imaginário caboclo, permeado por elementos identitários da mitopoética feminina amazônica, encontrados nas narrativas recolhidas. Paralelo a esse estudo teórico desenvolveu-se um painel ilustrativo, calcado nas análises de algumas narrativas selecionadas dentre as recolhidas pelo Programa IFNOPAP, segundo a dramaticidade e a pictorialidade sugeridas sob o aspecto mitopoético das imagens, mitos e formas encantadas das águas amazônicas paraenses. Dessa metodologia de trabalho, resultaram também, a dissertação de mestrado e a tese de doutorado da autora (pesquisadora do referido Programa, desde 1994), em que se observam a inter-relação constante da arte de narrar histórias, da recolha e transcrição das mesmas e da materialização visual resultante da expressividade dessa cultura predominantemente oral, que é a amazônica paraense.
CONCLUSÕES:
Algumas histórias são contadas com tamanha riqueza de detalhes e precisão na descrição dos elementos narrativos, que mereceram especial e intenso trabalho imagético, sob a perspectiva de abordar as relações entre oralidade, escritura e visualidade. Observa-se que todas as histórias recolhidas pelo Programa são transcritas com todas as marcas de oralidade, no intuito de preservar, o máximo possível, elementos da expressividade do contador/narrador. Observa-se que inúmeras versões dos mitos amazônicos, recolhidas em diversas localidades paraenses, apresentam características inovadoras, ainda não catalogadas, e, portanto, sem qualquer registro ou representação visual. Nesse sentido, pretende-se elaborar o pôster para esta proposta de trabalho, a partir das ilustrações das narrativas orais selecionadas, acompanhadas de trechos transcritos das mesmas e excertos teóricos pertinentes à narrativa em questão - o que reúne, de forma suscinta, as quatro etapas metodológicas mencionadas anteriormente. Dessa forma, propõe-se apresentar um diálogo lítero-pictórico, através das imagens suscitadas pelas narrativas orais, em que se desdobram várias leituras, num jogo de elementos mitopoéticos, que se entrecruzam no imaginário amazônico.
Palavras-chave:  narrativa oral; imaginário; mitopoética.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005