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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
REQUISITOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SITE EDUCACIONAL | ||
Dina Mara Pinheiro Dantas 1 (dina@multimeios.ufc.br), Renyelle da Silveira Vasconcelos 1, Daniely Feitosa Marques 1, José Rogério Santana 1 e Hermínio Borges Neto 1 | ||
(1. Depto. de Estudos Especializados, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará - UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resultou de pesquisa realizada através do projeto “A elaboração de recursos didáticos para o Ensino de Matemática e Ciências assistido por computador com a utilização de recursos computacionais”, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará e financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq. Visando disponibilizar softwares educativos livres no saite chamado Software Educativo Multimeios - SEM2, que ficará hospedado em link Multimeios Virtual (http://virtual.multimeios.ufc.br). Dentre os objetivos, este trabalho consistiu em definir os requisitos prévios necessários para a construção do SEM2, incluindo seus referenciais teóricos, forma de organização das informações e de interação com os professores. O SEM2 presentará uma descrição técnica e pedagógica acerca desses respectivos softwares e atividades elaboradas com a proposta de serem trabalhadas com os alunos. O site estará agindo como um facilitador aos professores, pois muitos deles não possuem tempo para efetuar uma busca na Internet de softwares educativos, e muito menos elaborar atividades para aplicar aos alunos com esses programas, além de preencher uma lacuna existente que é uma referência para professores. Apesar de existirem saites que disponibilizam softwares, a maioria não contém uma descrição detalhada destes, bem como seqüência didática com embasamento teórico a ser trabalhada pelos professores. |
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METODOLOGIA:
Inicialmente, realizamos pesquisa bibliográfica sobre Informática Educativa e Metodologias de ensino, focalizando a Engenharia Didática e a Seqüência Fedathi; embora estas tenham sido elaboradas para o ensino de matemática, a intenção foi adaptá-las para o uso dos demais conteúdos com o auxílio do computador. Simultaneamente, foram realizadas buscas e pesquisas na internet de softwares educativos livres, abertos ou não. Ao mesmo tempo, definíamos critérios para análise dos programas, dos quais alguns surgiram em pesquisa de campo realizada com 20 (vinte) professores de uma escola pública municipal em Fortaleza, na qual lhes foi apresentado softwares coletados com o intuito que fossem utilizados e validados ou não como um instrumento de auxílio aos conteúdos disciplinares. Os critérios de classificação e as metodologias utilizadas foram bases para elaborar uma proposta de planejamento pedagógico para cada software educativo selecionado para o site SEM2. |
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RESULTADOS:
Os resultados constituem a característica maior do saite, que são a estratégia de classificação dos softwares definida e validada junto a professores, e a construção de uma metodologia própria para a elaboração das propostas pedagógicas a serem disponibilizadas para cada softwares. Esta última possibilita ao professor demonstrações da utilização do software como reforço ao aprendizado. A classificação tem como critérios importantes: a gratuidade, a contemplação de um ou mais conteúdos curriculares, além de um direcionamento voltado para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. A observação de que um saite com o propósito do SEM2 não deve ser estático, pois ficará em constante modificação devido à interação com os professores e à inclusão de novos produtos forem colocados, foi determinante para a determinar a infraestrutura tecnológica a ser utilizada no saite bem como estabelecer as principais características do layout a ser utilizado. Por fim, destacamos que a sustentabilidade do saite depende da contribuição dos próprios usuários, através de sugestões de novos produtos ao saite SEM2, devendo-se incentivar a formação de uma rede de associados. Neste caso, teremos a vantagem de termos endereços de usuários dos produtos, bem como atividades testadas em sala de aula. |
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CONCLUSÕES:
A organização dos softwares no saite precisava ser de maneira compatível com a forma de trabalho dos professores. A classificação de software obtida a partir de experimento com os professores fez com que atendesse diretamente às necessidades do professor, possibilitando uma maior utilização de recursos tecnológicos. Com relação à proposta pedagógica e a experimentação empírica, ela mostrou-se, de fato, importante para a utilização dos softwares, pelo fato de seguir metodologias que, quando adaptadas, possibilitam um melhor aprendizado. A implementação do saite pode agora ser realizada baseando-se na sistematização que foi objeto de estudo desta investigação. |
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Instituição de fomento: CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Formação de professores; Software educativo; Site Educacional. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |