IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
EMPREGO DE EXTRATOS BOTÂNICOS NA INVIABILIDADE DE OVOS DE Callosobruchus maculatus
Silvana Alves de Almeida 1 (silvanalves@yahoo.com.br) e Sheila Soraia Araújo de Medeiros 1
(1. Depto. de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)
INTRODUÇÃO:
Devido ao seu potencial depreciativo, o caruncho do feijão Vigna armazenado é considerado um dos principais insetos-praga. Os danos que ocasionam são tão drásticos que aos 4 meses de armazenamento o feijão perde mais de 50% em peso. Normalmente, são utilizados pesticidas químicos para o controle desta praga. No entanto, o uso indiscriminado de tais produtos pode ocasionar a resistência genética da praga e a presença de resíduos tóxicos nos alimentos. Com base nestas considerações, o presente trabalho teve como objetivo estudar a eficácia de extratos vegetais no controle da fase de ovo desse caruncho.
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido no Laboratório de Armazenamento de Produtos Vegetais do Departamento de Engenharia agrícola da U.F.C.G., Campina Grande - PB. Os materiais botânicos utilizados foram frutos de Pimenta do reino, flores de Camomila romana e Chá preto, sendo os mesmos secos e reduzidos a pó. A extração procedeu-se através de um percolador e o solvente usado foi o álcool etílico (70%). Dois casais de carunchos foram confinados em recipientes de vidro, contendo cada um 30 sementes de feijão macassar. Decorridos 24 horas, os insetos foram descartados e contados o número de ovos. O tratamento com os extratos procede-se na forma de vapor onde os mesmos eram levados, através de um compressor adaptado, para dentro dos recipientes que continham as sementes ovipositadas, para serem difundidos através do córion. Após 30 dias do tratamento foi avaliado o número de insetos emergidos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três tratamentos mais uma testemunha e seis repetições, e as médias comparadas com o teste Tukey ao nível de 1% de probabilidade.
RESULTADOS:
Para os valores médios de emergência do inseto adulto, os resultados mostraram igualdade estatística entre os extratos de pimenta e camomila, sendo, estes, superiores ao chá preto e testemunha. No entanto, observou-se uma maior eficácia do extrato de pimenta por ter apresentado o menor número de insetos emergidos. Este fato evidencia que o mesmo possui princípios ativos que possivelmente penetram nos ovos evitando a sua viabilidade.
CONCLUSÕES:
Os ovos da praga em questão, apresentaram maior inviabilidade no tratamento com extrato de pimenta, portanto estudos químicos mais aprimorados devem ser conduzidos, de modo a comprovarem a sua ação tóxica.
Palavras-chave:  extratos botânicos; inviabilidade de ovos; Callosobruchus maculatus.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005