IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
DO MAR À MATA: A VALORIZAÇÃO DO ECOTURISMO EM PIPA-RN.
Kadja Rúbia. G. Cruz 1 (tur3m@yahoo.com.br), Julyanne de Araújo Teixeira 1, Magali Fernandes Esteves 1, Maria Joelly de M Carvalho 1, Thimna Alvez 1 e Tricia Caroline Santana 1
(1. Departamento de Turismo. Faculdade União Americana. FUA)
INTRODUÇÃO:
A praia de Pipa, localizada no estado do Rio Grande do Norte, chama atenção pelas suas belezas naturais, onde a união com o litoral e com os resquícios da mata atlântica, compõe uma paisagem que há muito tem chamado atenção de turistas nacionais e estrangeiros, em busca de lazer e ecoturismo. A problemática está em na invasão predatória do turismo na localidade, que vem sendo invadida por hotéis, pousadas, resorts, condomínio e turistas estrangeiros que interferem negativamente na identidade cultural e nos costumes locais, degradam a paisagem natural e contribuem para o aumento significativo da poluição ambiental da região, considerada uma Área de Preservação Ambiental (APA). Discutiram-se como os instrumentos de planejamento e controle da área estão agindo, aferindo suas possibilidades de preservação do ecossistema local e da identidade cultural dos moradores e como isto se reflete na atual dinâmica de Pipa. A pesquisa pretende contribuir discutindo questões como: do turismo em áreas de especiais, da preservação da identidade cultural do povo e do turismo sustentável.
METODOLOGIA:
Para sua realização foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais, em jornais, revistas e legislações vigentes, em órgãos públicos, bibliotecas, realizados registros fotográficos, além de entrevistas com moradores, donos de pousadas e hotéis e com outras personalidades envolvidas na questão local.
RESULTADOS:
visitas no local mostraram que o avanço em áreas de preservação é cada vez maior e extrapola as regras previstas nos instrumentos legais locais. Cada vez mais pessoas nativas vendem suas residências em troca de uma moeda estrangeira que circula com muita facilidade na área. A venda ocorre geralmente para a inserção de grandes hotéis, pequenas lojinhas ou restaurantes. Observou-se que a cada ano que passa o turismo na praia de Pipa aumenta em números significativos, assim como os resorts, hotéis, pousadas e condomínios residenciais, no sentido de acompanhar o crescimento explosivo do turismo local.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que os atuais suportes legais de preservação da paisagem e da identidade local não estão sendo eficientes, pois os limites impostos, frequentemente estão sendo ultrapassados e ignorados, e que a falta de campanhas informativas e educativas e de uma fiscalização mais ofensiva são fatores que contribuem para o aumento do problema local. Finalmente, à titulo de sugestão, trabalhou-se com o conceito de ecoturismo na área, onde o turismo está aliado à preservação ambiental e das populações envolvidas no processo.
Palavras-chave:  eco-turismo; identidade cultural; turismo auto-sustentável.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005