IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
MOSORRÓ-RN E A AFIRMAÇÃO DE UM LEGADO CULTURAL
Francisco Edson A. de Aquino 1 (tur3m@yahoo.com.br), Daniel Souza Figueiredo 1, Ivandreza C. Gomes, 1, Aralissandra Mendes de Souza 1 e tricia caroline santana 1
(1. Departamento de Turismo. Faculdade União Americana. FUA.)
INTRODUÇÃO:
Mossoró é o segundo município do estado do Rio Grande do Norte, e há tempos participa de sua história, com exemplos que mostram uma vocação para a liberdade e uma disposição para lutas, com a abolição da escravatura antes do restante do Brasil, resistência à Lampião, primeiro voto feminino da América Latina e o motim de mulheres. Com estes aportes, a Prefeitura local e a iniciativa privada, vêm fazendo uso desses fatos históricos no desenvolvimento de eventos culturais, através de projetos de valorização da cultura e identidade (como o “Mosorró - Cidade Junina”), que entre outras coisas, reforçam a identidade cultural local, contribuem para a manutenção da memória coletiva, e principalmente maximizam o potencial turístico da região, proporcionando também um lazer cultural para os seus moradores. Pretende discutir o ontem e o hoje no município e como o turismo cultural na região foi aos poucos, sendo valorizado, reafirmando uma identidade local, em contraposição ao turismo que se baseava somente na infra-estrutura de um hotel termal na área, já que o município encontra-se distante do valorizado turismo de sol, mas e dunas do litoral potiguar.
METODOLOGIA:
: O trabalho é um resgate na história desses suportes e incentivos ao turismo e valorização da cultura local, observando sua evolução, como e quando eles foram implantados, quais os critérios e agentes envolvidos, e finalmente, quais os seus erros e acertos. Para sua realização, foram feitas pesquisas bibliográficas, documentais, registros em fotografias, jornais e revistas e elaboradas entrevistas com os principais agentes envolvidos.
RESULTADOS:
os resultados mostram que Mossoró já se consolidou no cenário cultural regional com seus eventos culturais grandiosos e de qualidade, com eventos que ocorrem desde junho, até dezembro, há 8 anos. Com isso o turismo cultural antes inexistente, agora é procurado nas agências de turismo da capital do estado, maximizando o potencial turístico da área. Ao mesmo tempo, tais eventos tendem a reforçar a identidade cultural local, aumentando a auto-estima da população e favorecendo uma forma de entretenimento diferenciado, baseado na cultura local.
CONCLUSÕES:
Expõem-se, nas conclusões, como estes suportes serviram para dinamizar o lazer dos moradores locais, reforçando e preservando também sua memória coletiva e identidade cultural, contribuindo para a mudança de um turismo insipiente em um turismo de eventos culturais, que a cada ano se afirma com mais força, em detrimento de um turismo outrora realizado apenas em razão de um hotel termal em sua região.
Palavras-chave:  turismo de eventos; turismo cultural; identidade cultural.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005