IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE DIFERENCIAÇÃO DE MARKETING NO TURISMO DA CIDADE DE SOBRAL - CE.
Cássio Feliciano Gonçalves 1 (cassiofgoncalves@yahoo.com.br) e Heráclio Antônio Bastos da Silva 2
(1. Graduando em Administração, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA; 2. Prof. do Curso de Administração, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA)
INTRODUÇÃO:
O município de Sobral localizado na Região Norte do Estado do Ceará, observa-se que o turismo é formado por um aglomerado de serviços (transporte, hospedagem, entretenimento, etc), de infra-estrutura (sistema de esgoto, iluminação, limpeza urbana, etc.) e de atrativos turísticos (lugar, objeto ou evento), sendo que sua amplitude enquanto produto, tem impulsionado durante os últimos anos a utilização de técnicas mercadológicas específicas para o gerenciamento de suas atividades. No período de 1997 à 2004, realizaram-se na cidade de Sobral, algumas ações que a tornaram diferente frente às demais localidades, deste modo, esta pesquisa teve como objetivo principal: identificar estratégias básicas de diferenciação de marketing no turismo da cidade de Sobral - CE.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi de natureza qualitativa, de caráter exploratório, por meio de um estudo bibliográfico e estudo de caso. As análises fundamentaram-se, teoricamente, em autores áreas de estratégia, marketing e turismo, a exemplo de: Mintzberg, Quinn, Porter, Kotler, Las Casas, Cobra, Levitt, Vaz, Balaza, Nadal, Dias, Petrochii. Análise Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Sobral - PEDTS, o qual foi dividido em 7 projetos (Conscientização Turística, Pesquisando o Mercado, Roteiro Turístico, Setor Qualificado, Divulgação e Marketing, Organização do Setor, Infra-Estrutura Turística). Foi realizado pesquisas na Internet, em artigos de revistas especializadas em turismo e marketing, jornais, notas de aula, pesquisa documental, monografias, teses, opinião de especialistas e experiência vivida pelo pesquisador. Foi elaborado um roteiro de entrevista fundamentado no referencial teórico, aplicado em 2004, com a Coordenadora de Turismo da Cidade de Sobral. A pesquisa teve como principais limitações a pouca disponibilidade de títulos a respeito da especialidade do assunto e a dificuldade em encontrar informações sobre o turismo da cidade de Sobral.
RESULTADOS:
A análise dos dados levantados identificou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Sobral, cujo objetivo é integrar o poder municipal e a comunidade no desenvolvimento de um projeto turístico sustentável. Verificou-se as estratégias básicas de diferenciação de marketing no turismo do plano, que dividi-se em: Conscientização Turística (despertar o senso crítico da população local para discussões e debates com o poder público e privado), Pesquisando o Mercado (descobrir meios para otimizar suas atividades turísticas), Roteiro Turístico (articular parcerias, que beneficie não só município de Sobral, mas todas as localidades da região), Setor Qualificado (monitorar a qualidade dos produtos e serviços existentes na cidade, com a intenção de promover uma sustentabilidade nos negócios turísticos), Divulgação e Marketing (divulgar a imagem do município junto aos mercados emissores nacionais e/ou internacionais, por meio de publicidade, participação e organização de eventos turísticos, criação de novos produtos turísticos, etc.), Organização do Setor (estabelecer o nível de integração da gestão do turismo, integrando a comunidade) e Infra-Estrutura Turística (construção de uma infra-estrutura que beneficie a prática do turismo na localidade).
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Sobral - PEDTS apresentou estratégias básicas de diferenciação de marketing no turismo de Sobral, e estas parecem ir de encontro as propostas identificadas no referencial teórico adotado. Porém, a efetivação do PEDTS, como vetor de crescimento da atividade turística na cidade de Sobral, mostrou-se comprometida, pois até o período da conclusão desta pesquisa, das 42 ações que compõem o plano, somente 7 (16,6%) foram efetivadas, onde as causas e motivos da não conclusão dessas estratégias recomenda-se que sejam objetos de estudos futuros.
Palavras-chave:  Estratégias de Diferenciação; Marketing; Turismo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005