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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios | ||
O PROCESSO DE PRÉ-INCUBAÇÃO COMO BASE PARA O FORTALECIMENTO EMPRESARIAL | ||
Iacy Maria Ramos Pinheiro 1 (iacy.cba@suframa.gov.br), Vanessa de Queiroz Rocha 1, Danielle Pantoja da Silva 1 e Ewerton Larry Ferreira 1 | ||
(1. Incubadora de Negócios, Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA) | ||
INTRODUÇÃO:
As incubadoras podem ser definidas como um espaço ou ambiente, no qual um novo negócio tem acesso a ferramentas, fontes de informações e relacionamentos que necessita para crescer saudavelmente e desenvolver sua capacidade de sobreviver no mercado competitivo. Embora as incubadoras ofereçam suporte para que as empresas consigam obter êxito quando forem graduadas, e passem a atuar de forma independente, muitos empreendimentos chegam a morrer dentro da própria incubadora. O motivo mais freqüente que leva à morte do empreendimento é a falha no processo de planejamento e análise da viabilidade do negócio. Desta forma, destaca-se a importância da Pré-Incubação, processo que pode ser definido como o conjunto de iniciativas que visam estimular o empreendedorismo e elevar a qualidade do produto ou serviço, promovendo condições especiais para a criação do negócio. Este trabalho, portanto, tem como finalidade, a análise da importância do processo de pré-incubação para o fortalecimento empresarial, de forma que as empresas ao entrarem no processo de incubação, já tenham a visão da sua atuação no mercado. Tal intuito será alcançado fundamentando-se em estudo bibliográfico sobre empreendedorismo, geração de novos negócios, e interação entre Universidade e Empresas, complementado com a descrição do processo de pré-incubação em incubadoras selecionadas dentre um grupo de referência |
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METODOLOGIA:
A metodologia utilizada adotou a abordagem qualitativa e pesquisa descritivo-exploratória, por se tratar de pesquisa de percepções e dados não quantificáveis. Por meio da aplicação de um questionário com questões abertas, foram coletados os dados primários, juntamente a uma amostra intencional de Incubadoras, consideradas os elementos chaves da pesquisa. As incubadoras pesquisadas foram: InCBA, C.E.S.A.R., CRITT/UFJF, Multiincubadora da UNB, PUC-RIO, CIDE, INCEFET-AM, CELTA, COPPE-UFRJ. Os dados secundários foram coletados por meio de Pesquisa Bibliográfica, fundamentada em fontes impressas e eletrônicas. A análise dos dados foi realizada com base nos dados coletados, os quais foram organizados, categorizados e descritos confrontando-se os aspectos divergentes e convergentes identificados |
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RESULTADOS:
Diante da necessidade de gestores capacitados a conduzir empreendimentos à não somente sobreviver no mercado competitivo, mas à sustentabilidade, adota-se, atualmente, uma abordagem do ensino formal do empreendedorismo, na qual se associam laboratórios, centros de pesquisa públicos e privados, instituições de ensino e incubadoras, constituindo iniciativas de pré-incubação que permitam aos alunos experimentar e vivenciar o ambiente de uma empresa, sem a necessidade de sua constituição formal desde o início. Tal ação promove ao empreendedor em potencial oportunidade em organizar seu negócio, conhecer e validar a tecnologia, dimensionar o mercado, conceber o produto, desenvolver o plano de negócios do futuro empreendimento para ser apresentado ao público alvo (incubadoras e/ou investidores). Nas incubadoras pesquisadas, a maioria tem apoio do processo de pré-incubação, e as que não tem providenciam a realização de curso preparatório na seleção dos negócios. As ações relativas a tal processo, de um modo geral, envolvem cursos de gestão, consultoria e elaboração do plano de negócios, com participação de pessoal qualificado, e por meio de parcerias, como o SEBRAE da região respectiva. Coerente com a perspectiva da importância da pré-incubação para o fortalecimento do negócio, as incubadoras utilizam como tempo mínimo três meses, sendo este em alguns casos estendido até um ano. |
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CONCLUSÕES:
Diante dos resultados apresentados, expõe-se a necessidade de efetivar-se o processo de pré-incubação nas Incubadoras de base tecnológica, para que se promova um fortalecimento da idéia que fundamenta o negócio e da capacitação prévia dos futuros gestores do negócio a ser incubado. Tal providência permitirá a solidez do desenvolvimento do negócio, e pode garantir ao empreendimento pré-incubado maiores possibilidades de sobrevivência no mercado, e conseqüente êxito. |
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Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas | ||
Palavras-chave: PROCESSO DE GERAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS; PRÉ-INCUBAÇÃO; EMPREENDEDORISMO. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |