|
||
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional | ||
O PERFIL DE PROFISSIONAL DE SUCESSO : A VISÃO DA MÍDIA | ||
Maxmiria Holanda Batista 1 (maxmiriaholanda@yahoo.com.br) e Virgínia Costa Lima Verde Leal 1 | ||
(1. UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) | ||
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho é fruto de uma pesquisa que teve objetivo compreender o que é repassado pela mídia contemporânea acerca da definição do conceito de profissional de sucesso. Compartilhando com a idéia de Severiano (2001) de que as subjetividades contemporâneas são particularmente permeáveis aos ideais veiculados pela publicidade utilizamos como objeto de estudo a coluna VOCÊ EM AÇÃO presente na revista VOCÊ S.A., pelo motivo desta ser destinada aos profissionais do mercado e por ser a 13ª revista mais vendida do país |
||
METODOLOGIA:
Trata-se de um levantamento lexical sobre a coluna VOCÊ EM AÇÃO onde coletamos as palavras, expressões e/ou frases mais freqüentes que faziam referência ao perfil de profissional de sucesso. A coleta de dados consistiu na análise das edições mensais do período de Novembro de 2003 a Abril de 2004. Para análise dos dados utilizamos todas as categorias coletadas que representam as características presentes no perfil exigido, buscando a compreensão da ideologia presente em tais categorias |
||
RESULTADOS:
Os resultados da investigação demonstraram que o perfil repassado por esta revista muitas vezes apresenta uma contradição, já que as características e comportamentos sobressaltados em uma edição eram contrários aos defendidos em outras. Constatamos também, ser muitas vezes, impossível para uma só pessoa atender a amplitude das exigências atuais. |
||
CONCLUSÕES:
Percebemos ao concluir nossa investigação que as idéias passadas pela mídia possuem um caráter proposital de perpetuação do instituído forçando as pessoas a correrem cada vez mais em busca de uma adequação de um perfil esperado o que muitas vezes proporciona mal estar no profissional, pela dificuldade de se adequar, visto a contradição das idéias e a quantidade de características exigidas. Constatamos que o perfil de profissional de sucesso defendido dificilmente será alcançado pelas pessoas devido ao fato de que para defini-lo se usa como base o perfil de vários indivíduos |
||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Perfil Profissional; Mídia; Mercado. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |