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A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências | ||
USOS E ABUSOS DO TERRITÓRIO: O TURISMO E O LAZER NO MORRO DE SANTA TERESINHA – FORTALEZA- CE | ||
Kylvia Katyuscia Rodrigues dos Santos 1 (Kilviak@uol.com.br) e Zenilde Baima Amora 1 | ||
(1. DEPT.DE GEOGRAFIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) | ||
INTRODUÇÃO:
Foi a partir da década de 80, que a atividade turística no Estado do Ceará se configura como um novo modelo de turismo para o desenvolvimento da cidade de fortaleza; Observamos, portanto, que a atividade turística encontra no sistema capitalista o suporte perfeito para a reprodução de suas ações. “A universalização do capitalismo produziu um crescente e denso fluxo econômico, provocando uma nova ordenação e hierarquização do espaço”. (CARLOS, 2002:173), transformando o espaço em mercadoria. O Morro de Santa Teresinha área de estudo se localiza numa área de duna coberto por uma vegetação fixa entre os bairros Vicente Pizon e Mucuripe, com uma população aproximada de 5.000 habitantes; a delimitação surgiu em 1979, terra doada pela prefeitura no governo de Virgilio Távora para que as comunidades locais (pescadores) pudessem morar nas imediações do Mucuripe, onde trabalhavam na atividade portuária e comércio local. Com o processo de urbanização local, a atividade turística serviu como atração de entretenimento e lazer para a população; a beleza paisagística do local - mirante contribuiu fortemente para que este espaço até então pouco desconhecido se tornasse parada obrigatória para os turistas que visitavam a cidade de Fortaleza. Através desse estudo pretendemos analisar a configuração do território do Morro do mirante a partir do processo de apogeu e estagnação do lazer e do turismo naquele lugar, para entendermos quais fatores contribuíram para o estagio atual. |
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METODOLOGIA:
Para tanto, nossa metodologia foi organizada em cinco eixos: 1) variáveis quantitativas e qualitativas, através de dados concretos, onde procurou-se observar os efeitos do turismo do território em estudo, a concentração geográfica das atividades e suas conseqüências sociais, econômicas, administrativas, as atividades de controle externo, recentes ou não , e suas conseqüências sociais, econômicas. 2)leituras de livros e bibliografias referentes ao tema, 3)pesquisas em órgãos públicos e bibliotecas universitárias – SEINFRA, SETUR, UECE, UFC, TERRAMAR, 4) aplicação de conceitos referente ao tema: turismo, lazer, território, desterritorialização, poder local, espaço, e 5) aplicação de formulários para observação e aplicação de questionários junto a comunidade local, dentre entrevistas não-diretivas com informantes qualificados da localidade e registro fotográfico. |
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RESULTADOS:
Podemos perceber que a atividade turística constitui uma associação de atividades que produzem espaços diferenciados e induzem a costumes diferentes para o seu consumo. Ele é uma forma de comportamento, de utilização do espaço, através de uma relação vertical que tem se tornado comum no território local que se tem chamado de “turistificação. A construção de novos empreeendimentos fez com que esse espaço fosse reproduzido em função do Capital e o lazer se tornasse como uma mercadoria. As transformações que se produzem neste espaço tiveram grandes repercussões sobre o cotidiano dos moradores; a descaracterização cultural, crescimento dos de furtos, especulação imobiliária tornaram comum; a partir dessa analise identificamos que a ausência de uma política turística de longo prazo neste espaço foi um fator gerador da estagnação atual, bem como a ausência da participação da população local nas decisões sobre o modelo de turismo adotado. |
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CONCLUSÕES:
Neste contexto, concluímos que atualmente o morro do mirante se encontra em total abandono a espera de políticas públicas para o turismo local. Na década de 90 o local serviu de apropriação territorial pelos grandes capitalistas; hoje se encontra desterritorializado. O processo de desterritorialização associado à atividade turística contribui com a exclusão, sobretudo como decorrência da mudança do poder expresso pelas relações sociais locais para as relações globais, o local passa a ser entendido como o lugar da realização econômica, mas não o lugar da efetivação da riqueza e de sua distribuição. Neste sentido a prefeitura de fortaleza acena com possibilidades de um novo modelo que venha de fato inserir a população local no mercado turístico.Este projeto visa, a revitalização da área com investimentos de políticas públicas ligado a infra-estrutura, onde possa gerar sustentabilidade e desenvolvimento para a comunidade local. |
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Palavras-chave: TURISMO; TERRITÓRIO; CAPITAL. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |